Viagem enogastronômica a pedido do Luciano

Roberta Ristori Reply 08:41

Queridos, essa semana o Luciano deixou um comentário aqui no blog, pedindo ajuda para planejar umas férias gastronômicas pela Toscana com um grupo de amigos. Achei o tema tão interessante que resolvi transformar em post para que todos possam aproveitar as dicas.

"Roberta, somos 4 casais que estamos planejando uma viagem enogastronômica pela Itália de 6 a 8 dias e pensamos no Piemonte, porém com o seu blog ficamos bastante interessados em conhecer a Toscana. Gostaria de uma sugestão sua para ficarmos hospedados em uma cidadezinha charmosa, que oferecesse algum curso de culinária para "curiosos" e que tivesse agradáveis feiras livres e restaurantes. Parabéns pelo blog, Luciano."

Pensei em duas soluções possíveis para esse pessoal animado, amante da gastronomia e dos ótimos vinhos. A primeira, recomendação é dar uma "estudada" na estradas dos vinhos toscanos (leia aqui) e selecionar hospedagens nas regiões que achar mais interessantes.

A vantagem dessa opção é a facilidade para se adequar ao orçamento de cada um. Cursos de gastronomia são oferecidos por uma infinidade de escolas e podem ser diários ou durar até uma semana. Além disso, é possível incluir tours para degustação de vinhos, azeites e outros produtos, várias agências locais oferecem o seviço, bem simples de achar e fazer a reserva em praticamente todos os hotéis.


A segunda opção, a que particularmente me parece mais atraente, embora possa encarecer a viagem dependendo do tipo de hospedagem que escolher, é uma "imersão" na enogastronimia toscana.

A idéia é ficar em um agriturismo (leia mais) que ofereça tanto degustações dos produtos típicos e vinhos, quanto os cursos de culinária em um ambiente tradicional, rico em charme, beleza e história. Acho que para quem se interessa realmente pelo tema, vale gastar um pouco mais e procurar um local de produtos de excelência, como por exemplo, o Castello Banfi, produtor do Brunello di Montalcino de mesmo nome.

Há alg
um tempo escrevi um post com opções agriturísticas saborosíssimas, estilosas e sofisticadas (leia aqui). Algumas outras possibilidades são a Fattoria Montagliari, em Panzano in Chianti, o Le Caggiole, em Montepulciano, o Relais Sant'Elena, em Bibbona, e o Borgo Casabianca, em Asciano.


Para atender ao último pedido do Luciano, as feiras livres, conhecidas na Itália como "mercato" (ou "mercati", no plural) acontecem em todas as partes da Toscana. Cada cidade tem o seu em dias específicos. Um dos mais famosos é o Mercato Centrale, em Florença, situado em um belo edifício de 1874, cuja marca é a integração de materiais modernos para a época, como ferro e vidro.

Do lado de fora, o Mercato di San Lorenzo é uma ótima opção para comprar presentes para quem ficou no Brasil, com boa oferta de artigos em couro, além dos souvernis clássicos.

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores