Planeje seu Giro - Parte 10: Os caminhos dos vinhos

Roberta Ristori Reply 09:22
Acredito que ser abstêmio na Toscana seja uma das mais árduas demonstrações de força de vontade. A terra maravilhosa dos Brunellos, Chiantis, Supertoscanos, Vernaccias e outros tesouros engarrafados (leia mais), oferece tentações à vontade e é cortada por uma infinidade de "estradas do vinho" que merecem ser percorridas e degustadas.

Colli di Candia e di Lunigiana MS - O percurso começa ao sul da cidade de Montignoso, segue a dorsal appenninica atravessando as cidades de Massa, Carrara, Fosdinovo, até Pontremolo. A estrada inclui duas Denominazione d'Origine Controllata (DOC): o "Candia dei Colli Apuani" e o "Colli di Luni".

Colline Lucchesi e Montecarlo LU - Belas paisagens ideiais para passeios de bicicleta, esta estrada tem ótima estrutura agriturística e é a zona de produção dos DOCs Colline Lucchesi e Montecarlo.

Colline Pisane PI
- Este itinerário engloba belas cidades dos campos de Pisa, como San Miniato, Palaia, La Rotta, Peccioli, Laiatico, Terricciola, Lari, Crespina, Fauglia, Lorenzana, Casciana Terme e Chianni. Seus principais vinhos são o DOCG Chianti delle Colline Pisane, os DOCs Bianco Pisano di San Torpé (branco), Vino Montescudaio e Vino dei Colli dell'Etruria Centrale.


Montespertoli FI - Ciprestes, campos exuberantes, colinas, pequenos borgos e uma produção excepcional de Chiantis (a maior parte DOCG), faz deste um dos mais belos caminhos da Toscana. Vinícolas favorecem o contato direto entre produtores e consumidores.  Agora há mais uma subzona reconhecida, o Chianti Montespertoli, fruto de clones selecionados. Ali acontece anualmente a Mostra do Chianti, nesta edição seerá realizada entre 29/05 e 02/06.

Medicea dei Vigni di Carmignano PO - Pequeno território produtor de ótimos vinhos graças a um excelente conjunto de fatores naturais. Um dos principais vinhos é Carmignano DOCG, seguido pelo DOC Vin Ruspo e o Barco Reale. Famosíssimo também o Vin Santo di Carmignano DOC, vinho doce de sobremesa, obtido a partir da passificação das uvas.

Chianti Rufina e Pomino FI - Dois vinhos de características bastante diferentes, mas ambos apreciadíssimos e maravilhosos, o primeiro é um DOCG, enquanto o segundo é um DOC. Fazem parte desta estrada 16 empresas vitivinícolas, restaurantes, agriturismos e artesãos. A área é delimitada por 5 cidades: Pontassieve, Pelago, Rùfina, Londa e Dicomano. Vantagem deste roteiro é a proximidade de Florença, o que torna possível inclusive excursões de um dia.

Chianti Colli Fiorentini FI - Engloba as cidades de Bagno a Ripoli, Barberino V.E., Certaldo, Fiesole, Figline V.no, Firenze, Impruneta, Incisa V.no, Lastra a Signa, Montelupo F.no, Montespertoli, Pelago, Pontassieve, Reggello, Rignano S.A., San Casciano V.P., Scandicci, Tavarnelle V.P. São 4 itinerários principais que originam outros menores. Esse é para percorrer aos goles!

Terre di Arezzo AR - Cerca de 200 km que incluem diversas zonas vinícolas: Chianti DOCG, Chianti Colli aretini DOC, Colli Etruria Centrale DOC, Valdichiana DOC e Cortona DOC, Vinsanto del Chianti DOC e del Chianti Colli Aretini DOC.  Paisagens tipicamentes toscanas tornam esse caminho ainda mais interessante, com suas oliveiras, bosques e castanheiras.

Vernaccia di San Gimignano SI - Um de seus principais vinho, o Vernaccia di San Gimignano DOCG, foi citado até mesmo na Divina Comédia, de Dante. Saboroso vinho branco, de toma amarelo palha e sabor seco, ótimo como aperitivo e acompanhando antespastos do mar. Para os que sempre preferem os tintos (meu caso), a região também produz o delicioso Chianti DOCG Colli Senesi.


Costa degli Etruschi LI - Sem dúvida, um dos principais itinerários em matéria de vinhos - pátria do grandioso Sassicaia e de belezas naturais - trata-se de  lindíssima estrada costeira. O renomadíssimo vinho, originou o termo "Supertoscano" (leia mais), criado pela mídia para definir um dos mais incríveis Cabernets do mundo. Outro supertoscano que dá o ar de sua graça por ali é o Ornellaia, criação de Ludovico Antinori. 3 zonas DOC complementam a riqueza do território: Montescudalo, Bolgheri e Val di Cornia - destaque as cidades de Bolgheri e Castagneto Carducci.

Monteregio di Massa Marittima GR - Agriturismos, enotecas e bons restaurantes em meio a natureza da alta Maremma. Caracteriza-se pela presença de 9 tipologias de vinhos brancos, tintos e rosados. O território engloba as cidades de Massa Marittima, Monterotondo Marittimo e parte de Roccastrada, Gavorrano, Scarlino, Follonica e Castiglione della Pescaia.

Montecucco GR - Entre a Maremma e o Amiata, compreende 7 cidades: Cinigiano, Civitella Paganico, Campagnatico, Castel del Piano, Arcidosso, Seggiano e Roccalbegna. Paisagens menos conhecidas pelos viajantes, espécie de jardim mágico da Toscana. Seus principais vinhos são o Montecucco DOC e o Maremma Toscana IGT.

Nobile di Montepulciano SI - Uma das estrelas dos itinerários dos vinhos toscanos. A Associação Estrada do Vinho Nobre de Montepulciano foi constituída em  1998 com o objetivo de tutelar e valorizar a imagem do território como importante centro vitivinícola. São 4 os percursos dessa região. Veja mais informações no site oficial.

Colli di Maremma  GR - Inclui 13 cidades e 4 DOCs. O Morellino di Scansano, o Bianco di Pitigliano, o Ansonica e o Parrina, todos DOC, são alguns de seus principais vinhos. O território começa na Ilha del Giglio, atravessa todas as cidades do Monte Argentário, Capalbio, Orbetello, Grosseto, Magliano in Toscana, Scansano, Manciano, Sorano, Campagnatico, Roccalbegna e Pitigliano.


Pois é, meus queridos leitores, chego ao fim dessa longa jornada cheia de sabores, aromas e promessas, com muita vergonha devido a uma pergunta que provavelmente surgirá: qual a melhor maneira de percorrer estes caminhos fabulosos?

O fato é que ainda não consegui chegar a nenhuma conclusão - de carro ou moto não é muito recomendado aos que pretendem, sorver aos goles, toda essa história; pelo mesmo motivo, acredito que o equilíbrio fique um tanto prejudicado para encarar a bicicleta; a pé possivelmente acabaríamos por nos perder em meio aos campos; cavalos me parecem uma boa alternativa apenas para distâncias curtas... É, se alguém aí for abstêmio, por favor, manifeste-se!

* Fontes: sites intoscana.it e stradedelvinoditoscana (de onde também retirei o mapa que ilustra o post)





Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores