Planeje seu Giro - Parte 9: Seguindo a moda

Roberta Ristori Reply 08:35

A moda italiana é mundialmente consagrada. Há poucos dias, conversando com um amigo, me dei conta de que a maioria (ou quase!) dos grandes estilistas nasceu na "Grande Bota".

A Toscana apresenta uma moda riquíssima em qualidade, diversidade e estilo. Nomes como Salvatore Ferragamo, Guccio Gucci, Enrico Coveri, Emilio Pucci, Roy Rogers (jeans), Roberto Cavalli e Patrizia Pepe são fruto dessa que é uma das regiões mais estilosas de toda a Itália.

Não me refiro às grifes pelas grifes simplesmente, mas à uma moda singular que reflete o estilo de vida de um povo com senso estético apuradíssimo, nascido e criado em meio à arte e incontáveis belezas.

E já que para respirar os "ares renascentistas" não é preciso pagar e a criatividade corre nas veias dos toscanos, além das grandes marcas - encontradas nas maiores cidades da região - é possível encontrar boas peças mesmo com orçamento reduzido.

Basta caminhar um pouco pelas cidades, se aventurar pelos "mercati" (veja mais) que certamente, alguma preciosidade genuinamente italiana cairá nas suas graças. Não existe segredo, nem endereços "mágicos", afinal estilo é algo absolutamente pessoal. A idéia é percorrer, com calma, os endereços menos badalados.

Se procura algo mais exclusivo, mas que fuja do circuito das grandes grifes, uma boa pedida é ir até a linda Pietrasanta, em Lucca. A cidade onde os ateliês de arte florecem, também tem diversas lojinhas incríveis e roupas muito charmosas que refletem o melhor do estilo italiano, embora a preços não tão módicos assim...

A Toscana conta também com vários outlets de qualidade, recheados de marcas italianas e internacionais a preços muito convidativos (leia mais aqui e aqui). Valem realmente a pena.

Grandes lojas de departamentos como a Upim (bem popular) e a La Rinascente (o oposto!) podem ser práticas para quem tem pouco tempo e prefere um só lugar para encontrar tudo o que procura.

Lojas populares internacionais como a espanhola, Zara e a sueca, H&M também estão presentes por ali - mas essas são para quem tem tempo e paciência sobrando para garimpar em meio a dezenas de mulheres enlouquecidas e araras abarrotadas.

Embora não sejam originariamente toscanas, marcas jovens e consagradas como Diesel, Miss Sixty, Pinko, Fornarina, Dondup e Liu-Jo são encontradas em diversos locais, sobretudo em Florença.

Assim como grandes redes "extra-toscanas", como Benetton, Sisley, Motivi, Falconeri, Intimissimi e Calzedonia (as duas últimas de lingeries) que oferecem peças bonitas e preços, em geral, muito bons (veja mais).

Não poderia deixar de citar uma das lojas que considero mais encantadoras, a Borsalino. Embora não seja toscana, faz os chapéus mais lindos e de melhor qualidade de todo o país.

Se o seu interesse pela moda vai além das compras, tome nota dos eventos que acontecem na região: Pitti Immagine (Pitti Uomo, Pitti W_Woman Precollection, Pitti Bimbo e Pitti Filati) - em Florença, duas edições por ano, Immagine Italia & Co., Vintage Selection, Mare d'Amare, Prima Moda Tessuto e Polimoda Fashion Week.

Florença é uma das poucas cidades no mundo a hospedar um museu exclusivamente dedicado ao assunto. A Galleria del Costume, na Palazzina della Meridiana do Palazzo Pitti, exibe coleções de roupas com o objetivo de apresentar a evolução da moda do século XVIII à atualidade.

Já o Museu Ferragamo, situado no Palazzo Spini Ferroni, sede histórica da marca, tem uma coleção de 10 mil sapatos criados pelo estilista.

Depois de tanta inspiração, reserve espaço na bagagem de volta, provavelmente irá precisar! Se quiser se aprofundar ainda mais no tema, Florença sedia algumas importantes escolas de moda: a Accademia Italiana, a Scuola del Cuoio (escola do couro), o IED Moda Lab e o Polimoda - Istituto internazionale fashion design & marketing.

*Imagem do site Pitti Immagine, edição 2010, foto by Gentuca Bini

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores