Uma luz para os não iniciados nos vinhos!

Roberta Ristori 1 08:27

Antes de mais nada, que fique bem claro que me encaixo na categoria dos "apreciadores de vinho iniciantes" (e totalmente amadora!), portanto, não esperem profissionalismo ou profundidade na abordagem do tema.

A idéia desse post é falar com vocês de igual para igual, numa tentativa conjunta de entender um pouquinho melhor esse delicioso universo, por meio de conceitos simples. Não, nunca consegui distinguir "odor de pelo de cavalo molhado numa taça" (devo dar Graças a Deus?), mas aprecio os bons vinhos.

Costumo ler publicações interessantes sobre o tema, como a revista Adega e blogs especializados como o Enoblogs e o Vinhos Italianos, escrito por Adriana Grasso,  mas até hoje não inclui entre minhas competências um curso sobre o assunto, o que pretendo remediar em breve. Aviso aos enochatos de butuca: passaremos longe do vosso estrepitoso, vibrante e rebuscado palavrório!

Peço permissão aos mestres e especialistas no assunto para tratá-lo de um modo mais macio e palatável e abro o espaço para os que, muito gentilmente, quiserem dividir o conhecimento com o Giro pela Toscana e os nossos leitores queridos.

Na primeira parte desse "mini-especial" explico um pouquinho sobre as uvas toscanas e na segunda parte prometo para vocês um glossário bem resumido, só com os termos mais comuns ligados a Bacco.

Uvas tintas:

Sangiovese: Sem dúvida, uma das mais importantes uvas italianas, cobre 11% da superfície vitivinícola nacional. É uma das "jóias" da Toscana e alma de vinhos famosos como os Chianti (leia aqui), o Carmignano, o Morellino di Scansano e muitos dos Supertoscanos, (leia mais) todos de produção local. Inúmeros "clones" (variedades) desta uva, como a Prugnolo Gentile e a Brunello, originam outros famosíssimos vinhos toscanos.

Prugnolo Gentile: Este clone selecionado da Sangiovese é a principal uva do Vino Nobile di Montepulciano (leia aqui), outro importante DOCG (leia mais) toscano.

Brunello: Mais um clone da Sangiovese, responsável por um dos vinhos mais consagrados no mundo - o Brunello di Montalcino (leia mais). O primeiro Brunello foi produzido por Ferrucio Biondi-Santi. Trata-se de um vinho potente e denso.
Morellino di Scansano: Esta uva tinta que origina o vinho DOCG homônimo, produzido na Maremma, é mais uma variedade da Sangiovese.

Canaiolo: Esta uva participa dos Chianti, Carmignano, Rosso e Nobile di Montepulciano e Morellino di Scansano, dentre outros. Utilizada para conferir "maciez" aos Chianti.

Pollera Nera: Uva tinta que entra no corte (mistura) de outras vinhos. Ao menos entre os toscanos não é usada como "componente" principal.

Duas uvas de origem francesa entram na composição de alguns vinhos toscanos: a Cabernet Sauvignon e a Merlot.

Uvas brancas:

Malvasia del Chianti e Malvasia Bianca di Candia: Podem integrar a composição dos Chianti (junto com a Trebbiano, ou em seu lugar).

Trebbiano: Uma das uvas brancas mais difundidas na Italia, bastante adaptável e que integra diversos vinhos.

Vermentino di Luni: Dá origem ao vinho homônimo produzido em Massa-Carrara.

Ansonica: Cultivada principalmente na Ilha de Elba e na região do Monte Argentario.

Além destas, os vinhos toscanos algumas vezes contam com a presença das gaulesas Chardonnay e Sauvignon Blanc.

*Fontes: Além de todas as ótimas publicações citadas, Wikipedia.

** A imagem que ilustra o post é do site Nove da Firenze




1 comentários

Oi Ro! Estou gostando de ver, que voce esta estudando sobre vinhos, e passando informaçoes legais para apaixonados pelo nectar dos deuses, como eu! Continue por esse caminho... beijos! Adri.

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores