Bienal de sabores

Roberta Ristori Reply 08:44

Em novembro, Florença sediará a segunda edição da Bienal Enogastronomica. Entre os dias 6 e 22, praças, edifícios históricos, teatros, cinemas e ruas da cidade serão invadidos por uma infinidade de eventos dedicados à boa mesa.

Sting e sua mulher, Trudie Styler já se declararam apaixonados pela Toscana e seus produtos agro-alimentares na semana passada, na ocasião da abertura do ponto de venda de produtos biológicos na propriedade do ex-vocalista do The Police. A "Il Palagio", em Figlini Valdarno,  produz mel, azeite, verduras, salame de cinta senese (uma espécie local de porco de carne deliciosa) e vinho.
 
A região é pátria de sabores inesquecíveis e destaca seu papel no evento que conta com a direção artística do jornalista enogastronômico Leonardo Romanelli. Cerca de 90 restaurantes irão inserir nos respectivos menus, sabores e preparações tradicionais, frutos de antigas receitas que tornarão a gastronomia florentina famosa em todo o mundo, trata-se da iniciativa "Un piatto tipico al ristorante".

O mundo do vinho será tratado com o devido respeito e grande destaque com "Life of Wine: viaggio nelle età del vino", do qual participarão 25 empresas selecionadas da Toscana e toda Itália. Estão previstas grandes degustações abertas ao público e encontros onde os próprios produtores explicarão a evolução da bebida durante jantares - "A cena con il mio produttore".

O "Florence Wine Event" será manifestação totalmente dedicada aos vinhos de excelência que acontecerá no Palazzo Pitti. Para completar o calendário voltado ao setor, duas grandes degustações guiadas por experts e opinion leaders: uma para os Supertoscanos e outra para os mais importantes DOCG toscanos.

Os visitantes poderão conhecer e provar todas as maravilhas gastronômicas regionais no balcão do "Il mercato dei sapori e dei mestieri" e se refestelar com as melhores criações gastronômicas do centro histórico de Florença por meio da iniciativa "Staffeta del Gusto".

A moda não fica de fora e integra a grande festa com "Talenti in passerella", uma combinação entre moda e enogastromia de qualidade. Já a música fica por conta do "Vino in musica", em colaboração com a associação Pinocchio Jazz.

A soliedariedade entra na dança com "Il Pranzo dei Santi", em colaboração com a Caritas Florença e com "Il Pranzo di Babette" realizado pelo staff do famosíssimo restaurante Enoteca Pinchiorri.

Um trajeto para ser percorrido a pé foi criado no centro de Florença - "Lapidi in Firenze", propõe a descoberta das lápides de personagens famosos. A cada parada, ou seja, a cada uma das lápides, uma pequena degustação precedida por um cantor que recitará versos ou fará apresentações dedicadas ao personagem famoso (será para acalmar os ânimos do pobre defunta importunado?).

Particularmente doce será o "Il Gusto della Biennale", o "capítulo" dedicado aos sorvetes! As mais famosas "gelaterie" artesanais da cidade receberão criações de um time de grandes mestres sorveteiros. 

 
O filme "A Fábrica de Chocolate" toma conta dos cinemas para seduzir os pequenos visitantes que depois se lambuzam na desgustação dos mestres chocolateiros toscanos. Já a ala adulta será entretida por "Confissões de um crítico gastronômico", escrito, dirigido e interpretado por Leonardo Romanelli, apresentado no teatro Puccini e com antepastos tipicamente regionais para abrir a cena.

Durante todo o período da Bienal, a Sala de Armas do Palazzo Vecchio será transformada em espaço fixo que servirá também como Info Point e onde serão realizados talk shows e degustações. Mais informações no site oficial do evento.
 

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores