Meu amor numa garrafa - Chianti!

Roberta Ristori Reply 11:08

Chegou o momento de falar dos meus queridos Chiantis e mais uma vez, recorro às mesmas fontes que usei no primeiro post sobre vinhos - "A bíblia do vinho", de Karen MacNeil, o site "Enciclopédia do Vinho", de Gianni Tartari e a excelente matéria "O vinho sob o céu da Toscana" da revista Adega, assinada por Aguinaldo Záckia Albert.

Muito particularmente, os Chianti refletem a alma toscana. Trata-se de um vinho tinto seco, feito a partir da uva Sangiovese (mínimo de 75%) de cor rubi intenso, sabor harmônico, com notas de fruta muito concentradas, ligeiramente tânico e que com o tempo se afina com a maciez aveludada.

Bastante tradicional, documentos do século XIII já faziam referência ao vinho Chianti e a sua região de origem. A região do Chianti disputa com a do Porto, em Portugal, a primazia de ter sido a primeira delimitação oficial de produção - hoje denominação de origem protegida (DOC - Denominazione d'Origine Controllata).

Em 1924, depois que a fama do Chainti favoreceu a expansão das plantações e do número de produtores, extrapolando a pequena região demarcada por Cosimo de Medici em 1716 e tornando a qualidade do vinho duvidosa, um comitê de produtores denominado Consorzio Vino Chianti Classico, estabeleceu uma nova regulamentação.

Usando com símbolo um galo negro, o "Galo Nero", até hoje estampado nos gargalos, este grupo restringiu a denominação Chianti Classico à área originalmente demarcada como Chianti, na qual uma legislação própria foi adotada.


Os produtores excluídos reuniram-se no chamado “Consorzio Vino Chianti Putto”, simbolizado por uma criança que representa o deus Bacco quando jovem. Em 1932, os vinhos obtiveram o reconhecimento de que poderiam usar a denominação Chianti por questões de proximidade de condições geológicas e climáticas e pelas práticas enológicas similares. O Consorzio não existe mais e o vinho Chianti Putto é hoje chamado apenas de Chianti.


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores