Mesa toscana

Roberta Ristori Reply 11:35

Muitos sabores, aromas e antigas receitas, a Toscana é uma paraíso para os apreciadores da boa-mesa. A culinária rústica, mas muito saborosa, tem como base a cozinha camponesa, com destaque para o azeite de ótima qualidade, tomates, favas, presuntos e salames. No litoral podem ser saboreados excelentes peixes e frutos-do-mar frescos.

No entanto, engana-se quem pensa que a cozinha regional é gordurosa ou pouco saudável. As receitas toscanas são extremamente saudáveis e equilibradas do ponto-de-vista nutricional, com uso abundante de vegetais e ervas frescas. Posso garantir que ali é difícil engordar, cada vez que vou à Itália voltou com alguns quilinhos a menos!

A tradição culinária toscana é fortemente influenciada pelas características típicas da própria paisagem. A erva-dove, a alcachofra, o alho e o tomate são muito utilizados. O feijão é usado das mais variadas formas na obtenção de saborosos pratos como o feijão com "salsicia di maiale" (espécie de linguiça de porco). Entre outros interessantes ingredientes locais encontramos as deliciosas castanhas (adoro, principalmente assadas compradas em barraquinhas no meio da rua!), o funghi, as carnes de caça e os peixes.

Muitos dos pratos tem uma estreita ligação com a cozinha pobre do pasado, uma cozinha baseada no uso do pão toscano sem sal e de alimentos típicos dos tempos nos quais as pessoas só podiam recorrer a própria criatividade parta desfrutar, ao máximo, dos produtos à disposição. Entretanto, a culinária toscana conta ainda com preparações sofisticadas, como certos tipos de carnes mais elaboradas, derivadas do esplendor das cortes renascentistas.

Cada cidade e província tem suas própria especialidades, mas tratarei disso mais tarde, em textos específicos sobre os doces (estupendos!) e outras delícias da região.

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores