Abra a temporada de brindes com o Nobile de Montepulciano

Roberta Ristori Reply 08:38

Já que amanhã é o dia oficial de abertura da "temporada de brindes", que ao menos aqui no Brasil começa na véspera do Natal e vai até o Reveillon, segue como sugestão o Nobile de Montepulciano.

Mais um delicioso tinto toscano, classificado como DOCG (Denominazione d'Origine Controllata e Garantita) produzido na bela cidade de Montepulciano. Este vinho segue um corte similar ao do Chianti, ou seja, utiliza geralmente a uva Canaiolo e um clone da Sangiovese, batizado ali como Prugnolo Gentile. Seu período obrigatório de guarda é de, no mínimo, um ano.

Costuma ser considerado de potência intermediária em relação ao Chianti e ao Brunello, o primeiro um vinho mais alegre e o segundo, de maior personalidade e força. A meu ver, um vinho excelente para o Natal que mescla a alegria e a sobriedade em boa medida. Além disso, por ser um vinho agradável e que não apresenta grandes dificuldades, pode ser apreciado por toda a família.

A revista Adega destaca duas boas opções - o Vino Nobile di Montepulciano 2005 produzido pela Boscarelli, que segundo a publicação vale 90 pontos e o Vino Nobile di Montepulciano Gattavecchi 2003, produzido pela Riserva dei Padre Servitti DOCG, com 88 pontos.

Aproveito a ocasião para desejar a todos um Natal muito feliz e um 2010 maravilhoso, cheio de viagens encantadoras!

* Entre os dias 24 e 27 tirarei folga do blog! Dia 28 estou de volta!


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores