Jóia engarrafada - Brunello di Montalcino

Roberta Ristori Reply 11:25

Se o assunto "vinhos" é algo que te interessa ao menos minimamente, provavelmente já deve ter ouvido falar, ou mesmo provado, o famoso Brunello di Montalcino, vinho DOCG (Denominazione d'Origine Controllata e Garantita - leia aqui).

Montalcino é uma linda cidadela a 65km ao sul de Siena, em direção a costa. Situada no topo de uma colina e rodeadas pelos vinhedos produtores do famoso vinho tinto, é cortada por deliciosas ruelas cheias de lojas de produtos enogastronômicos. Passeio incrível!

Quanto ao Brunello, quase uma "jóia engarrafada", originou-se em 1888 quando o tradicional vinicultor Ferrucio Biondi-Santi, produziu um vinho feito a partir de um clone selecionado da uva Sangiovese (leia aqui).

O clima mais seco e com verões quentes, gera uma uva mais madura que pode garantir um teor alcóolico de até 14% ou mais. É um vinho tinto bastante tânico (sabe aquele gostinho que "trava a língua? é mais ou menos isso), intenso e concentrado.

O sabor forte do vinho pode torná-lo quase desagradável se consumido jovem demais, o que gerou leis que regulamentam o tempo de maturação em torno de dois anos. Toda essa complexidade é o que faz seu preço chegar às alturas.

Claro que na região pode-se encontrar garrafas bastante acessíveis, inclusive em torno de 20 euros, no entanto, segundo os especialistas, os Brunellos realmente bons são aqueles com mais de 15 ou 20 anos de guarda.

Já provei alguns Brunellos, mas ainda não tive a chance de provar um desses "realmente maravilhosos", portanto, não posso comparar. Acredito sim que seja um vinho que melhore com o tempo, pois é de fato intenso e já delicioso mesmo antes de virar "ótimo". De qualquer forma, se passar por ali e seu bolso não estiver assim tão recheado, vale provar o que puder pagar, ou mesmo, fazer um dos passeios de degustação oferecidos pelas inúmeras cantinas.

*as fotos que ilustram o post foram tiradas na Cantina Abbadia Ardenga. Quanto à qualidade do vinho, não sou nenhuma expert para poder falar, mas a diversão é garantida!


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores