10 pontos turísticos que devem estar no seu roteiro!

Roberta Ristori 31 09:01

Queridos, mais uma lista um tantinho subjetiva e tendenciosa que reflete as minhas experiências e paixões. Uma coisa posso garantir, são todos lugares de uma beleza estarrecedora. Recomendo que incluam cada uma dessas atrações tão especiais na suas listinhas de viagem para a Toscana. Vejam as fotos no Flickr!

Florença

1.Piazza del Duomo  - Engloba o magnífico "duomo" (catedral) de Santa Maria del Fiore, o Batisterio di San Giovanni e o Campanile. O Duomo de Florença é a quinta maior igreja européia (atrás apenas de São Pedro, no Vaticano, de San Paul, em Londres, da Catedral de Sevilha e do Duomo de Milão). Não precisa ser católico para embasbacar-se diante da fabulosa construção de mármore branco, cor-de-rosa e verde , coroada pela lindíssima cúpola de Brunelleschi, que pode ser vista de todas as partes da cidade. O conjunto arquitetônico em estilo gótico-renascentista é dono de uma beleza absurda que faz pensar imediatamente na Síndrome de Stendhal, um imenso caleidoscópio em completa harmonia!

2. Ponte Vecchio - Um dos grandes símbolos da cidade, a ponte atravessa o Rio Arno em um de seus pontos mais estreitos. É coberta pelo Corredor Vasariano (construído por Giorgio Vasari) que passa por cima dela e servia como passagem exclusiva aos Medici, ligando o Palazzo Pitti ao Palazzo Vecchio. Joalherias magníficas e famosas, enfeitam ainda mais o espaço. Leia mais aqui sobre a ponte, ela merece!

3. Piazza della Signoria - Reúne o Palazzo Vecchio, sede do poder civil, uma cópia do David de Michelangelo (o original está na Galleria della Accademia) e a fabulosa Loggia dei Lanzi (leia aqui).

4. Piazza della Repubblica - Talvez muitos a excluiriam desta lista tão restrita, mas a considero um dos locais mais mágicos da cidade. Uma atmosfera sonhadora formada por um belíssimo arco, um lindo carrossel clássico, ricos palácios de 1800, hotéis de luxo e cafés tradicionais. Além disso, é um dos redutos comerciais mais elegantes de Florença.

Siena

5. Piazza del Campo - Sem dúvida, o coração de Siena, lugar do evento de maior importância da cidade, o Palio di Siena (leia mais). Inclui ainda a Torre del Mangia (veja aqui), o majestoso Palazzo Comunale e a Fonte Gaia. Tem forma de concha semi-circular e é inteiramente pavimentada por tijolos vermelhos. Uma construção singular que respeita o formato original do terreno. Inspire-se aqui!
                                      
6. Duomo - Lindíssima construção em estilo românico-gótico em mármore branco, rosado e verde-escuro. A Catedral de Santa Maria Assunta deixa a seus pés uma de suas obras de arte mais lindas- a pavimentação. São diversos quadros resultantes de técnicas diversas.

San Gimignano

7. As torres - Na verdade a pequena cidade compõe um belíssimo cenário de cartão postal. O conjunto é sua maior beleza. Das 72 torres originais, apenas 14 restaram em pé, das quais a mais importante é a Torre Grossa, mas formam uma cena única. Inspire-se!

Lucca

8. Muralhas
- Maior exemplo europeu de muralhas construídas segundo os princípios de fortificação modernos. Impressionantes 4 quilômetros de comprimento e 450 metros de largura. Antigamente, carros podiam circular sobre ela, hoje proíbido, mas aberto ao tráfego de pedestres e bicicletas para agradáveis passeios em um grande jardim arborizado.

9. Piazza dell'Anfiteatro
- Em forma elíptica, a praça foi construída sobre as ruínas de um anfiteatro romano do século II d.C. A estrutura atual é resultado de uma remodelação que aconteceu em 1800, quando então foram demolidas as pequenas construções que tinham se elevado no centro da antiga arena, e a elipse, ampliada. Cafés, restaurantes e lojas emolduram o belo espaço.

Pisa

10. Piazza dei Miracoli - O centro artístico e turístico mais importante de Pisa, hospeda a famosa "Torre Pendente", a Catedral, o Batistério e o Campo Santo. É patrimônio da humanidade da Unesco desde 1987. Um grande e bem cuidado gramado une todos os prédios do conjunto. É, sem dúvida, o lugar mais bonito da cidade.
                                                                    

                                                            

31 comentários

Estou planejando uma viagem para a itália, para conhecer justamente os pontos turísticos que você publicou neste post. Quantos dias vc sugere para visitar essas cidades? Se preferir, responda este post para vivian.rio@gmail.com. Obrigada.

Florença toda é um desbunde; difícil eu conseguir elencar o que acho mais bonito ali. É tanta beleza e arte por metro quadrado que a gente lembra de Stendhal o tempo todo. Entra fácil, fácil, na minha listinha das cidades mais lindas do mundo. ;-)

@Vívian - Pode deixar que logo, logo bolo umn roteirinho para vc! ; ) Depois me fala o período em que está pensando em ir para ficarmos de olho no que estará rolando de bacana!

@Mari - Muito feliz em receber sua visita aqui no Giro! = ) Bem-vinda! É verdade, Florença é um absurdo de linda e fica difícil escolher uma só de suas belezas, né?! Siena também tem um lugarzinho especial no meu coração!

Adorei as dicas! Os dez pontos turísticos são realmente imperdíveis...

Que bom que gostou, Jacqueline! Olha, tarefa difícil escolher só 10 pontos imperdíveis na Toscana, mas acho que a maioria me entedeu e concordou comigo! rsrs
Abraços!

Oi Vívian,
Olha só, claro que tudo vai depender das suas disponibilidades, mas o mínimo que recomendo para uma viagem à Toscana, é uma semana.
Dê uma olhada nesses dois posts que acho que podem te ser úteis: http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/04/planeje-seu-giro-parte-1-reconhecimento.html e http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/04/planeje-seu-giro-parte-2-reserva.html
Ambos dão uma boa ideía do "básico" da região. Outra sugestão que te dou é: vá além dos pontos turísticos, caminhe bastante, descubra sua própria Toscana! A quantidade de coisas lindas para conhecer é imensa!
Se tiver alguma outra dúvida, pode me escrever de novo!
Abraços!

Oi Roberta , estou indo para Florénça no dia 25/05. Gostaria de umas dicas de restaurantes tipicamente fiorentinos, daqueles onde os locais frequentam...

Bjo

Luciana

Oi Luciana, tudo bem?
Vamos aos restaurantes: Da Marione, que vc. encontra o endereço na sessão "Favoritos" aqui no blog, o Totó - http://www.ristorantetoto.it/- tel:055.212096 e a Trattoria Cibreo - Via de' Macci, 122 R 055-234-1100
Beijo e boa viagem! = )

Oi Roberta.
Vc poderia me ajudar em um roteiro para o final de ano( casal,filha17 anos e avós)saindo de Roma( de carro ou trem???)dia 24/12 passando pela toscana até Florença.Estaremos indo pra Veneza no dia 31/12, onde passaremos o reveillon.Pensamos em passar o natal em San gimignano, em um hotel nos arredores que vi no booking.
brigadimnha
Monica

Oi Mônica,
Bem-vinda ao Giro pela Toscana!
Vamos ao seu roteiro: saindo de Roma vc. pensa em ir direto para a Toscana? Acho uma boa ir de carro sim, a única coisa é que não recomendo se hospedar de carro nas grandes cidades, principalmente Firenze - http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/07/de-carro-ou-de-trem-pela-toscana.html
Acho uma ótima idéia hospedar-se em San Gimignano, até criei uma sugestão de itinerário partindo de lá, sem contar que existem vários hotéis super charmosos a ótimos preços por ali! http://giropelatoscana.blogspot.com/2010/07/encantos-partir-de-san-gimignano.html
Depois dessa parte da viagem, se tiver tempo, acho que vale devolver o carro alugado em Firenze e ficar lá por alguns dias e um hotel central. De lá podem pergar um trem até Veneza ou alugar outro carro para ir até lá.
Acho que é isso!
Beijos,
Roberta

Roberta,
Parabéns pelo blog, muito Bom!!
No meio de uma viagem de 15 dias pela Itália, ficarei 4 dias hospedado em Florença, e farei passeios de carro pela região. minha idéia é a seguinte:
1º: livre em Florença
2º dia: Lucca, Pisa, Via Reggio, Livorno e Empoli
3º dia: San Gimigniano, Siena, Montalcino, Montepulciano e Chianti
4º dia: livre em Florença ou para completar o roteiro do dia anterior.
Na saída para Nápoles, ainda passarei por Arezzo, Perugia, Assis e Spoleto.
O que voce acha deste roteiro? O que preciso incluir ou eliminar? Estarei de carro, adooro dirigir e fotografar, me hospedarei no Stahotels Tuscany, entre os dias 15 e 19 de setembro. poncianojr@hotmail.com ou www.flickr.com/poncianojr

Roberta, passarei uns dias na Italia, pode me dizer se existem empresas turísticas com pacotes pelas cidades que sao proximas umas das outras ou vc recomenda esses passeios de trem ou ônibus. Silvia

Olá,
Parabéns pelo blog! As dicas são incíveis!!
Estou com viagem programada pela Europa pra junho/2012 e dois dos lugares que eu e meu esposo vamos na Itália são Florença e Veneza. Gostaria de dicas do que seria imperdível fazer nos 4 dias que passaremos na região da Toscana!
Desde logo agradeço!
Um abraço!
Renata.

Oi Roberta,
Gostei muito do seu blog, estou a 5 dias lendo ele inteiro para decidir um roteiro bacana pela toscana mas são tantas opções que me perdi. Pode me ajudar ? Pretendo ir em Janeiro com minha esposa e minha filha de 10 anos. Pretendemos conhecer de carro além do básico que todo mundo vai, pequenas cidades entre as grandes atrações.
Me ajuda ?
até mais. - Rogério

Olá Roberta!
Virei uma fã de seu blog, tanto que estamos seguindo suas dicas e embarcamos para a Toscana no final de setembro.
Como tenho 11 dias e chego e vou embora por Milão, pensei e gostaria de sua consultoria para o seguinte roteiro:
- Milão - 2 noites
- Modena - só visita a Ferrari
- Lucca - visita no caminho a
- Pisa dormindo em Livorno 1 noite
- Siena - 3 noites para visitar...
- Assis e os vinhedos proximos
- Roma - 2 noites
- Florença - 2 noites
- Milão para retorno ao Brasil

Farei somente de carro, pois somos um casal com um filho de 5 anos.

O que você pensa sobre esse roteiro?

Um beijo e parabéns pelo blog perfeito.

Olá Roberta!
Estou planejando uma viagem para Itália no período do carnaval,mas estou bem confusa qto ao roteiro.Tenho 10 dias lá...o que eu não posso deixar de conhecer?Nesse período como e o clima?Aguardo suas super dicas....

Olá Roberta!
Estou planejando uma viagem para Itália no período do carnaval,mas estou bem confusa qto ao roteiro.Tenho 10 dias lá...o que eu não posso deixar de conhecer?Nesse período como e o clima?Aguardo suas super dicas....

Gostei do Blog. Tô planejando a toscana e não sabia por onde começar. Textos bem escritos e dicas resumidas e de bom gosto.

Ola Roberta!
Eu, meu marido e meus filhos (17 e 13 anos) iremos para Toscana em Julho. Chegaremos em Pisa dia 01/7 e voltaremos ao Brasil dia 29/7. Gostaria de saber o que voce recomenda que conhecamos, quanto tempo em cada lugar, se vale a pena ir a Corsega e como se chega lah.
Muito obrigada!
Um beijo, Denise

Oi Roberta.
Primeiro gostaria de lhe parabenizar pelo blog, as dicas são excelentes.
Estou viajando para Itália em setembro e pretendo fazer um roteiro partindo de Roma até Milão, passando a maior parte do tempo na Toscana, que sonho em conhecer. Pode me dar algumas dicas, como aluguel de carro, hospedagem, restaurantes e locais legais para conhecer? A viagem deve durar +_ 11 dias.
Valeu!
Abraço.
Paulo Henrique

Roberta, que achar essas informações aqui.Tenho um problema, com todo mundo que falo só me contam das vinícolas, das grandes edificações de Florença.
Vc deve ter assistido um filme "sob o Sol da Toscana", eu como arquiteto queria circular por aquelas cidadezinhas que aparecem no filme. Andar por ruelas praças. Como localizo esse tipo de cidadezinhas? Tem algumas pra me dar a dica. Obrigado

Estamos indo para a Toscana através de uma agência de viagens mineira em um pacote otimo (http://zeostravelling.com.br/index.php/pacotes-internacionais/pacotes-europa.html), mas faltavam algumas dicas que encontrei aqui. Parabéns!

Oi Roberta!!!
Queria saber se vc monta roteiros personalizados!!!Vou para Italia e estou querendo alguem para me ajudar!!!

Olá,
Estou indo com uma amiga para Toscana em novembro.Vamos alugar um carro em Roma e subir.Vôce poderia nos mandar dicas de cidades? Nós n~~ao pretendemos ir à Florença pois as duas já conhecemos bem de viagens anteriores.
Obrigada, Catia@melyana.com.br

Oi Catia, seja bem-vinda ao GPT! Alguams cidades que estarao no caminho de vcs. ou muito perto e que valem a pena: se quiser passar pela Maremma (Pitigliano, Sorano, Manciano, Terme di Saturnia), se quiser passar pelas terras de Siena - Montepulciano, Montalcino, Pienza, San Quirico d'Orcia, Siena e Monteriggioni), Arezzo com um outro pequeno desvio, a regiao do Chianti (Castellina, Greve, Gaiole). Por "caminho" considerei Firenze porque é mais ou menos central, mas te aconselho a colocar no GoogleMaps o ponto "final" da viagem e ver as cidades que estao no meio, considerando essas dicas que te dei. ;)

Bom dia, adorei o seu Blog...
Estou indo com meu marido a Toscana e.Vamos alugar um carro em Roma e subir.Vôce poderia nos mandar dicas de cidades? Nós n~~ao pretendemos ir à Florença e Pisa gostaríamos de ir só a Roma e Veneza
Obrigada,
giselagioia@hotmail.com

Ola roberta, me encamtei pelo seu blog. Eu e meu marido estamos planejando uma viagem especial pela toscana, como uma lua de mel, ja que quando casamos nao pudemos nos ausentar por muito tempo. Estamos pensando em sair dia 03.05.2013 e ficar ate por volta do dia 19.03. E melhor chegar por milao? O que podemos fazer para aproveitar bem a regiao? Pensamos tb em ir a cinque terre, vc sabe se e viavel e se ja esta tdo ok depois do diluvio do ano passado? Se puder nos ajudar vou lhe agradecer sempre!!!! Obrigada e parabens pelo blog!
Polyana ribeiro
polyanadoliveira@hotmail.com

Oi Roberta!
Adorei teu blog, era oque eu procurava. Eu e meu marido estamos de passagem comprada para Bologna dia 11/04 a 03/05/2013, vou alugar um carro pois adoro conhecer tudo. Adoraria se vc me desse umas dicas, muitas eu ja aprendi no seu blog, mas gostaria de mais dicas, se posssivel. desde já agradeço. Obrigado.

Olha Roberta.
Estamos de passagem comprada loucura rsrsrsr. Vamos para Roma dia 09 de setembro e voltamos dia 06 de Milão vamos ficar 5 dias em Roma depois vamos ae Teramo de lá para Florenza e Bolognha depois Milano 27 dias espero que consiga ver tudo............ Qual sua dica.
Obrigada
Lenice Neves

Olá Roberta!
Parabéns pelo blog, está me ajudando muito!!
Eu e meu marido vamos para a Itália em novembro por 10 dias e ainda estamos tentando fechar o roteiro, vc poderia nos ajudar mais um pouquinho, por favor!!?
O que estamos pensando é o seguinte:
- Milão, 2 dias (já fechados)
- Lucca, 2 dias
- Florença, 2 dias
- Roma, 3 dias
Pretendemos fazer a maior parte das viagens de trem e alugar um carro para ir de Florença a Roma, para conhecer as cidadezinhas da Toscana que ficarem neste caminho.
O que você acha? Estamos com muita dúvida sobre se devemos ir de Milão a Lucca ou a Bologna.
São muitas dúvidas!!!
Você sabe como é o clima nesta época do ano? Faz muito frio?
Obrigada!!!
Abs, Camila

Oi Roberta, tudo bem? Ótimas dicas, obrigado. Deixa eu te perguntar uma coisa: Estando baseados em Florença, temos 2 dias para passear na região da Toscana de carro. O 1º dia, pretendemos ir até Pisa. No 2º dia, até Siena+San Gimignano. Aí minha pergunta: no caminho pra Pisa (ou nos arredores dela), o que vale mais conhecer? O tempo é curto, e a gente não está sabendo o roteiro que a gente deve fazer nesses dois dias... E no caminho pra Siena+San Gimignano, devemos conhecer mais alguma coisa por perto? Dá tempo? Agrdeço desde já!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores