Inspire-se! Sete idéias de tirar o fôlego

Roberta Ristori Reply 10:11

Quando se fala em criatividade, lembra-se logo de inspiração e a Toscana por si só, inspira. Talvez esteja aí a explicação que faltava para entender a altíssima concentração de artistas e artes que desenvolveram-se nessa terra fascinante.

Peço desculpas se essa história de posts divididos em capítulos soa um pouco como coisa de novela, mas as palavras “Toscana” e “inspiração”, definitivamente, não cabem em um pequeno espaço.

Obviamente (vá até lá pela primeira vez e compreenderá instantaneamente!), não dá para definir o que é, ou não inspirador numa região que é toda poesia, mas reuni em sete textos, algumas coisas capazes de me arrancar muitos sorrisos e por vezes, também, algumas lágrimas.


1 - Uma garrafa de Chianti e a Piazza del Campo

Começo com o meu lugar preferido no mundo, a Piazza del Campo, em Siena. Embora seja um ponto tradicionalmente turístico, reflete muito bem a alma da cidade, é onde se materializa sua história. O evento mais típico do local, o Palio, acontece ali, duas vezes ao ano - nos dias 2 de julho e 16 de agosto. Prometo falar disso em outra ocasião.

Espere anoitecer, passe em qualquer Enoteca e compre uma garrafa de Chianti – o tradicional e delicioso vinho regional . Sente-se, despreocupadamente, na linda praça semi-circular pavimentada de tijolos vermelhos. Acomode-se no chão mesmo, ou então, próximo à charmosa Fonte Gaia mas, ao menos que esteja muito disposto a gastar, nunca nos inúmeros Cafés ao redor da praça – são turísticos e portanto, caros.


Caso seja abstêmio, o que considero um grande desperdício na Toscana, troque a bebida por um sorvete, mas vá do mesmo jeito! Contemple o céu, deite-se no chão, volte à infância, observe as estrelas e sonhe, é Siena!

Sozinho ou acompanhado, “Il Campo” acolhe muito bem tanto casais apaixonados, como animados grupos de amigos. O local une sua própria beleza àquela dos velhos “palazzi” que a circundam e transmite o fascínio de uma atmosfera medieval que parece não ter sido nunca extinta.


2 - Do alto é mais bonito! Torre del Mangia
3 - San Gimignano aos seus pés - Torre Grossa
4 - Deixe a espetacular Florença desenrolar-se diante dos seus olhos
5 - Para encher os olhos - Marciana Marina, Elba!
6 - Combinação espetacular - mar e montanha! Versilia
7 - Cavalos e girassóis

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores