4 - Deixe a espetacular Florença desenrolar-se diante dos seus olhos

Roberta Ristori Reply 12:30

É certo que a belíssima Florença, cheia de obras de arte, esculturas e museus espetaculares (a Uffizi é imperdível!) precisa ser conhecida, centímetro por centímetro, bem de perto e, de preferência, com muito tempo para deleitar-se com todas as suas minúcias.

No entanto, cortada pelo romântico rio Arno e pontilhada por construções monumentais como o Palazzo Vecchio, o Duomo e a Ponte Vecchio, dentre muitas outras, merece uma vista à altura. Sim, meus queridos leitores, isso quer dizer mais alguns degraus, mas prometo que serão os últimos ao menos aqui, nessa série de textos sobre inspiração.

Vá até a pequena igreja de San Miniato al Monte, um dos mais lindos exemplos de arquitetura em estilo românico. O lugar por si só é encantador e dotado de uma atmosfera de paz sem igual, mas olhe em volta. Florença se desenrola diante dos seus olhos como a mais impressionante das pinturas e dá uma boa idéia do significado de "divino".

Se não estiver realmente disposto a encarar as escadarias que conduzem à igrejinha, pare um pouco mais abaixo, no Piazzale Michelangelo, um outro "ponto de observação" privilegiado na cidade. A praça construída na década de 1860 por Giuseppe Poggi, conta com inúmeras réplicas de esculturas do gênio renascentista que a batiza, inclusive do seu famoso David.

Não se pode dizer que ali, o panorama seja menos espetacular do que aquele de San Miniato, entretanto, é um espaço disputadíssimo por hordas de turistas e vendedores. A escolha é sua, eu fico com a primeira!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores