Contemplação - Loggia dei Lanzi

Roberta Ristori Reply 11:55

A Loggia dei Lanzi, também conhecida como Loggia della Signoria, é um monumento histórico de Florença situado na Piazza della Signoria - a praça central da cidade, à direita do Palazzo Vecchio (sede do poder civil) e ao lado da Galleria degli Uffizi.

Impossível passar na frente e não parar por pelo menos uma meia hora. Não me refiro apenas ao primeiro impacto, eu pelo menos, tenho a necessidade de parar ali um bom tempo a cada vez que vou a Florença.

Construída entre 1376 e 1382, servia para hospedar em lugar coberto, as numerosas assembléias públicas e as cerimônias oficiais da república florentina. Poderia ser considerada de estilo gótico, não fossem os arcos que acredita-se, provavelmente tenham inspirado Filippo Brunelleschi a criar o primeiro edifício completamente renascentista, o Spedale degli Innocenti na Piazza della Santissima Annunziata.

A partir de 1500, com o fim da instituição republicana e a criação do Granducato di Toscana, o espaço perde a destinação pública e passa a abrigar alguma obras-de-arte, tornando-se um dos primeiros espaços expositivos do mundo.

São treze esculturas que podem ser contempladas gratuitamente a qualquer hora! A mais famosa - com muita justiça, porque é realmente esplêndida - é o "Perseu com cabeça de Medusa", de Benvenuto Cellini. Com 5,19 e um dos símbolos do maneirismo italiano, a estátua de bronze é capaz de deixá-lo zonzo, tal é a riqueza de detalhes.

O lindíssimo Perseu está entre as minhas esculturas preferidas ao lado de "Psiquê revivida por um beijo de amor", do veneziano Antonio Canova, hoje no museu do Louvre, em Paris e "Fonte dos 4 Rios", em Roma, do napolitano de origem florentina, Gian Lorenzo Bernini.

Outra perfeição que irá roubar alguns dos seus preciosos minutos em Florença é "O rapto das Sabinas", de Giambologna. Em mármore, com 4,10m de altura, as expressões faciais, as marcas de dedos nas carnes e o desenho de cada músculo encantam.

"Hércules e o Centauro", também de Giambologna, "O rapto de Polissena", de Pio Fedi, "Patroclo e Menelau", provavelmente encontrada no Forum de Trajano, em Roma, os dois leões que ficam logo na entrada e as seis figuras femininas junto a parede do fundo, completam as obras expostas ali.



Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores