Terras de Siena: paisagens oniricas - Parte 2

Roberta Ristori 7 08:38


Este foi o itinerario para um final de semana que planejei para mim atraves das magnificas "Terre di Siena" (leia aqui).

Deu tao certo e a viagem foi tao incrivel, que agora compartilho com voces aqui no Giro. A proposta sao 2 dias para conhecer de carro, 7 incriveis cidades, cruzar estradas de paisagens perfeitas e tudo sem correria.

Qualquer uma dessas cidades pode servir de base - Pienza, Montepulciano, Montalcino, Buonconvento, Monticchielo, San Quirico d'Orcia e Bagno Vignoni, entretanto, sugiro uma das "maiores": Pienza, Montepulciano ou Moltalcino. Obviamente, nao porque as outras sejam menos belas, mas simplesmente pela conveniencia da posiçao.

Optei por Pienza, onde descobri e reservei um excelente hotel por meio do Mundi - veja aqui. O Hotel Corsignano é um 4 estrelas a 100 metros do centro historico de Pienza, com custo-beneficio imbativel. Staff gentilissimo, instalaçoes novas e elegantes, serviço impecavel, recomendadissimo. Confira o site oficial do hotel aqui.

Voltando ao meu roteiro: partida de Florença, primeira parada em Montepulciano. Sugiro a pausa para o almoço na Osteria del Conte (veja o site) - ambiente simples, mas acolhedor, preços justos e comida sensacional. Aproveite para experimentar um bom Nobile di Montepulciano (leia mais).

De la segui para Pienza, fiz o check-in no hotel e fui visitar San Quirico d'Orcia e Montalcino. San Quirico é pequena e encantadora, um lugar com algo de magico, para passear sem rumo e sem pressa. Chegando em Montalcino, pausa na Fortezza que abriga uma belissima enoteca. Degustaçoes de vinhos, algumas opçoes para comer e se tiver folego, a porta de acesso para o alto das muralhas que oferece vistas bem bonitas.

Proximo post conto como foi o segundo dia de viagem: a partida de Pienza rumo a Florença com paradas em Monticchielo, Bagno Vignoni e Buonconvento.

Obs.: A imagem que ilustra o post é de San Quirico d'Orcia.

7 comentários

Olá Roberta, muito bommmm seu site, gostaria de mais informações de Moltalcino, pretendo ficar uma noite lá e visitar as cidades próximas, vc teria sugestões de hoteis?

Oi Roberta, parabéns pelo seu blog, tem de tudo aqui, ufa, até demais...fico meio perdido com tanta informação, estarei na Itália em setembro e tenho 2 dias para passear de carro pela toscana. Saindo de Florença cedinho eu consigo ver San Gimignano, Monteriggioni, Siena e chegar em Montalcino a noite(reservei hotel no centro) e no dia sequinte conhecer Montalcino, Pienza, Montepulciano e Cortona? é aqui q devolvo o carro e sigo para Roma de trem., será que consigo fazer isso? ou é puxado demais?
Obrigado e novamente parabéns pelo Blog.
Zinho Casagrande

Oi Zinho, seja muito bem-vindo ao Giro pela Toscana!
2 dias é um tempo bastante reduzido para conhecer a regiao, entretanto, se é o que vc tem a disposicao, vamos aproveita-lo ao maximo sem tornar o corre-corre da viagem insuportavel!
O seu itinerario ainda que puxado, é viavel. Se realmente faz questao das cidades mencionadas, mantenha-o. De qualquer forma, ai vao algumas sugestoes:
1) Dia 1: Firenze-Siena-Buonconvento-Montalcino; dia 2: San Quirico d'Orcia (belissima cidade no meio do caminho!), Pienza,, Montepulciano, Cortona (esta ultima linda, mas um tantinho fora de mao considerando seu roteiro e tempo!)
2) Dia 1: Firenze- San Gimignano-Volterra (uma graca e ao lado de San Gimignano!) - Siena-Montalcino;
dia 2: Pienza, Montepulciano, Cortona.
Atencao tb a um outro detalhe, a estacao de trem de Cortona fica em Camucia, a cerca de 2,5 km.Oi Zinho, seja muito bem-vindo ao Giro pela Toscana!
2 dias é um tempo bastante reduzido para conhecer a regiao, entretanto, se é o que vc tem a disposicao, vamos aproveita-lo ao maximo sem tornar o corre-corre da viagem insuportavel!
O seu itinerario ainda que puxado, é viavel. Se realmente faz questao das cidades mencionadas, mantenha-o. De qualquer forma, ai vao algumas sugestoes:
1) Dia 1: Firenze-Siena-Buonconvento-Montalcino; dia 2: San Quirico d'Orcia (belissima cidade no meio do caminho!), Pienza,, Montepulciano, Cortona (esta ultima linda, mas um tantinho fora de mao considerando seu roteiro e tempo!)
2) Dia 1: Firenze- San Gimignano-Volterra (uma graca e ao lado de San Gimignano!) - Siena-Montalcino;
dia 2: Pienza, Montepulciano, Cortona.
3) Dia 1: Firenze-Siena-Montalcino; dia 2: Pienza, Montepulciano, Cortona
Atencao tb a um outro detalhe, a estacao de trem de Cortona fica em Camucia, a cerca de 2,5 km.
Zinho, tentei otimizar seu roteiro ao maximo, considerando tanto as "rotas" como as belezas locais. Particularmente, optaria pelo numero 3 - menos cidades, mas mais calma para aprecia-las! ; )
Abracos!

Obrigado Roberta pelas Dicas, acho que vou pelo roteiro 3 mesmo, é que alugando carro em Firenze, a única cidade para devolução seria Cortona, por isso tenho q chegar até lá. Este ano estou acompanhando uns amigos, mas na próxima ida a Itália com certeza serão 2 semans só na Toscana, depois de tanto pesquisar virei um apaixonado pela região.
Abraços e obrigado,
Zinho

Estimada Roberta. Gostei muito do seu "blog".Apreciaria sua dica para uma viagem de 6 noites na Toscana. Tenho um compromisso em Bologna donde alugo um carro (ALFA 159) e saio com minha mulher para visitar de um domingo até sábado ao meio dia qdo voo para Paris. Gostaríamos de ver, LUCCA, SAN GIMIGNANO, SIENA, SIENA, CORTONA, MONTEPULCIANO,MONTERIGGIONE, AREZZO. Como já conhecemos PISA E FLORENÇA, estamos dispensando. Com essas cidades, um roteiro, com pernoites onde vc melhor achar. Apreciaríamos dicas de bons hotéis (acolhedores, típicos não importando preços). Bons restaurantes e locais melhores para as "comprinhas" da minha mulher. Somos de classe média alta, conhecemos quase 100 países no Mundo e pouco da Itália que nos dá essa oportunidade.
Partiremos de Bologna dia 10 à noite ou 11 pela manhã e retornaremos a mesma cidade no dia 17 ao meio dia para o vôo à Paris. Apreciei muito seu "blog". Se tiver condições e tempo gostaria muito de sua valiosa opinião. Abraços, Paulo

Olá Roberta,
tudo bem ?

Ao conhecer seu site sobre a Toscana me perguntei quanto tempo perdi tentando montar, sozinho, um roteiro bacana... uma vez que ainda não conheço a região...
Por isso, gostaria de pedir sua ajuda com sugestões para nossa viagem (irei viaja com minha esposa)...
Bem as datas de nosso "giro pela Toscana" serão:
Em 22/12/11 sairemos (de carro) de Roma rumo a Siena.
Ficaremos em Siena até 25/12/11 quando, também de carro, iremos para Florença, e lá permaneceremos até o dia 27/12/2011 (data do nosso vôo de volta)... detalhe, nosso voo é noturno e devolveremos o carro no aeroporto de Roma...
Pois bem, queriamos conhecer o maior número de cidades possíveis neste tempo... será que você poderia nos ajudar com alguma sugestão de Roteiro ??
Desde já agradeço pela sua atenção,

Guto & Marina

Roberta, enviei diversos comentários e acho que estou fazendo errado pois recebi no meu email o comentário que pensei ter enviado a voce...como faço? Queria muuuiiitttoooo sua resposta, abraços

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores