Sem abrir mão da cerveja!
Atenção amantes das cervejas, estar na Toscana não significa ter que abrir mão da bebida dourada e afogar-se nos maravilhosos vinhos da região.
Já disse várias vezes e repito, a Toscana é democrática! Tem espaço para todos os gostos e respeita todos os prazeres e delícias da boa vida, o que não poderia excluir a cervejinha da lista (pelo menos da minha!).
Tudo bem, tentarei ser um tantinho imparcial pelo menos dessa vez. Sinceramente, a cerveja italiana não é lá essas coisas. Entretanto, é possível encontrar uma boa variedade de marcas internacionais, incluindo as insuperáveis belgas e preciosidades de outras terras a preços mais razoáveis do que aqui no Brasil.
A região é cheia de pubs deliciosos (leia aqui, aqui e aqui) e com boa diversidade de rótulos. Deixo uma dica das três cervejas mais incríveis que já provei até outro: as belgas Triple Karmeliet, Achel Blonde e Trappistes Rochefort 8º. Essas recomendo para beber na Toscana, no Brasil (prepare o bolso), ou seja lá onde vocês puderem encontrá-las!
Entre 24 e 26 de setembro e 1 e 3 de outubro, na pitoresca Greve in Chianti, acontece o evento "A tutta birra" (a toda cerveja). Nas mesas uma vasta seleção de rótulos claros e escuros de toda a Europa, pratos típicos alemães, crostinis, pizzas e outras iguarias.
Às sextas e sábados, música ao vivo para animar ainda mais as noites promovidas pela "Casa del Popolo" e pela prefeitura da cidade, em colaboração com a pizzaria "da i Dolio". Sábaos e domingos a partir das 19h30 e domingos as 12h30. Na noite de encerramento está prevista uma queima de fogos de artifício. Maiores informações pelos tels.: 380/9021956 - 329/0218376 - 328/2195401 - 055/8586057, ou pelos e-mails: info@ristorante-daidolio.it e filarmonicabpaoli@alice.it.
Ah, em tempo, um detalhe importante "birra in bottiglia", significa cerveja em garrafa, enquanto "birra alla spina", é o nosso bom e velho chopp!