Mesa fina!

Roberta Ristori Reply 07:28

Folheando a revista Adega deste mês, encontrei uma matéria super interessante, assinada pelo João Caderón, sobre a preciosidade dos azeites toscanos.

Embora a região não conte com o maior volume da produção nacional, a qualidade e o estilo de seus óleos são apreciados em todo o mundo e considerado um dos melhores da grande bota.

De acordo com a matéria, devido ao rigor do inverno toscano que pode levar ao congelamento dos frutos, as azeitonas são colhidas ainda um pouco verdes, "resultando em um óleo esverdeado, muito frutado, picante e com amargor presente" - sua personalidade.

Para quem ficou com vontade de experimentar, Caderón destaca tanto os produtos com o selo IGP (Indicazione Geografica Protetta - leia aqui) e os "Oleos de Laudemio" - uma espécie de sindicato composto por 25 produtores que promovem um azeite premium.

Por falar nas delícias da gastronomia local, nos finais de semana dos dias 23 e 24 de outubro e 30 de outubro a 1º de novembro, acontece o "Sapori di Volterragusto", em Volterra.

O famoso "tartufo bianco" (trufa branca)  - apreciado há séculos pela antiga nobreza, provavelmente um dos grandes símbolo de requinte da culinária - reina absoluto no evento que nesta edição será realizado em palácios históricos.

Além de degustações, da descoberta dos sabores tradicionais e da linda cidade de origem etrusca, a manifestação promove a cultura, presenteando os visitantes com cupons de descontos para diversos museus.

Haverá ainda uma curiosa simulação de caça à trufa (Caccia al tartufo) no dia 1º de novembro as 14h30, com participação gratuita. Os "tartufai" e seus cães farejadores em busca da iguaria subterrânea.

Queijos, azeites, vinhos e salames também fazem parte do "cardápio de degustação" dos visitantes. Excelente oportunidade para explorar e se aprofundar nesse saboroso universo toscano!


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores