Para aproveitar melhor a enogastronomia toscana!

Roberta Ristori Reply 09:03

As delícias enogastronômicas tipicamente toscanas são incontáveis e é quase uma heresia passar pela região sem experimentá-las.

Com o objetivo de valorizar os produtos locais e proteger a sua tipicidade, foram criadas uma série de normas que garantem a integridade e a qualidade dos sabores. Criei aqui um mini-guia para que você possa compreender essas siglas e aproveitar ao máximo a gastronomia local.

DOP (Denominazione di Origine Protetta) - Denominação de origem protegida

IGP (Indicazione Geografica Protetta) - Indicação geográfica protegida

STG (Specialità Tradizionali Garantita) - Especialidade tradicional garantida



Para que um produto possa ser reconhecido como DOP ou IGP, os produtores devem apresentar o pedido ao Ministérios das Políticas Agrícolas, Alimentares e Florestais que avaliará a documentação apresentada e fará o respectivo registro junto a Comunidade Européia.

As características intrínsecas dos produtos DOP, IGP e STG dependem do território de produção, mas não apenas do ambiente e seus elementos climáticos, como também dos fatores históricos-econômicos, sociológicos, culturais e do modo de produção. Cada um desses componentes é indispensável para definir o nível de qualidade do produto.


Produtos DOP e IGP exclusivamente toscanos:


Castanha do Monte Amiata IGP; Feijão deSorana IGP; Farinha de Castanha da Garfagnana DOP; Farro da Garfagnana IGP; Lardo de Colonnata IGP; Castanhas do Mugello IGP; Mel da Lunigiana DOP; Azeite de oliva extravirgem Chianti Classico DOP;
Azeite de oliva extravirgem Lucca DOP; Azeite de oliva extravirgem Terras de Siena DOP; Azeite de oliva extravirgem Toscano IGP; Presunto Toscano DOP; Açafrão de San Gimignano DOP.

Existe ainda o projeto "Presidi Slow Food", criado em 1999 para sustentar as pequenas produções de excelência gastronômica com risco de desaparecer devido a grande produção industrial.

O objetivo é valorizar territórios, recuperando técnicas de trabalho tradicionais e salvando da extinção algumas raças antigas de animais e variedades de hortaliças e frutas. Esse tipo de certificação, embora não seja oficial, segue regras similares àquelas para os IGP e DOP, mas com uma disciplina de produção mais rígida.

Com os vinhos acontece algo similar (leia mais) e as marcas de excelência são: DOC
(Denominazione di Origine Controllata), DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita) e IGT (Indicazione Geografica Tipica).

DOC da Toscana:

Ansonica Costa dell'Argentario; Barco Reale di Carmignano; Bianco della Valdinievole; Bianco dell'Empolese; Bianco di Pitigliano; Bianco Pisano di S. Torpè; Bolgheri; Candia dei Colli Apuani; Colli dell'Etruria Centrale; Colli di Luni; Colline Lucchesi; Cortona; Elba; Montecarlo; Montecucco; Monteregio di Massa Marittima; Montescudaio; Moscadello di Montalcino; Orcia; Parrina; Pietraviva; Pomino; Rosso di Montalcino; Rosso di Montepulciano; San Gimignano; Sant'Antimo; Sovana; Terratico di Bibbona; Val d'Arbia; Valdichiana; Val di Cornia; Vin Santo del Chianti; Vin Santo del Chianti Classico; Vin Santo di Montepulciano.


DOCG da Toscana:


Brunello di Montalcino; Carmignano; Chianti; Chianti Classico; Morellino di Scansano; Vernaccia di S. Gimignano; Vino Nobile di Montepulciano.




Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores