Muita tecnologia no novo Museu Galileo

Roberta Ristori Reply 09:25

Após dois anos de reestruturação e reformas, o antigo Instituto e Museu de História da Ciência reabre em Florença, no dia 11 de junho, com o nome de Museu Galileo.

A data do evento coincide com o 400º aniversário do Sidereus Nuncius - obra publicada em 1610 pelo físico, filósofo, astrônomo e matemático pisano, onde divulgou o telescópio galileiano - e com a celebração do Ano Internacional da Astronomia.

As novidades do museu incluem novos percursos e muita tecnologia. Os visitantes terão a disposição o auxílio do "Track Man", um aparelho portátil, mais ou menos do tamanho de um GPS, com touch screen e que reconhece cada um dos objetos expostos e oferece informações, imagens, texto, áudio e até pequenos vídeos de aprofundamento.

Os custos das inovações giram em torno dos 8 milhões de euros e englobam, além das reformas no belo palácio do século XII,  um novo site - www.museogalileo.it (também em inglês).

A página é dividida em três sessões: visite, explore e participe. De olho nas tendências da web 2.0 o ambiente conta com diversas ferramentas que incentivam a interação do usuário. A biblioteca também foi digitalizada e a disposição de pesquisadores do mundo todo.

Se estiver curioso para conhecer e testar todas essas novidades, participe da promoção da Região Toscana que presenteará os vencedores com percursos criados para a descobrir as maravilhas de Galileu - clique aqui.

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores