Itinerários a partir das cidades base - Parte 1

Roberta Ristori 7 07:49

Demorou, mas vou começar a cumprir a promessa! No primeiro post que escrevi sobre as boas cidades base para quem quer conhecer a Toscana de carro (leia aqui), disse que quando estivesse mais inspirada criaria algumas propostas de itinerários partindo de cada uma das "bases".

A inspiração chegou e começo com o trio formado por Montalcino, San Quirico d'Orcia e Pienza (leia mais e veja o mapa aqui). Não coloquei as distâncias desta vez, porque obviamente, variam de acordo com a cidade escolhida. Entretanto, o trajeto mais distante é entre Pienza e Castiglione della Pescaia - 98 km e 1h50'. Se quiser calcular as outras distâncias e rotas, recomendo o GoogleMaps.

1º dia - Chegada e passeio na cidade base.

2º dia - Visita às outras duas cidades do "grupo base", Montepulciano e Chianciano Terme.

3º dia - Asciano,  Lucignano, Cortona, Castiglion Fiorentino.

4º dia - Castelnuovo Berardenga, Radda in Chianti, Gaiole in Chianti.

5º dia - San Galgano, Monteriggioni, Buonconvento.

6º dia - Castiglione della Pescaia, Parco Naturale della Maremma.

Para os que quiserem saber mais sobre cada uma das cidades, sugiro pesquisar aqui no blog, já falei sobre praticamente todas elas!  Muitas estão no post Planeje seu Giro - Parte 3: Entre Sonho e Realidade (tem até um mapa específico, com fotos e detalhes das cidades!) ou aqui.

Uma boa dica é combinar esse itinerário com visitas às cidades mais famosas da região como Siena, Florença, Pisa, Lucca e Arezzo (leia aqui). Assim você divide a viagem em duas partes: uma de carro e outra de trem, pelas cidades maiores e com estacionamento complicado.

* A imagem que ilustra o post é da região do Chianti e pertence ao site http://www.vanewswire.com

7 comentários

Oi Roberta tudo bem? Estou aqui ainda batendo cabeca com meu rotrito rs.
Me tira uma duvida nesse seu post voce colocou um dia para conhecer Asciano, Lucignano, Cortona, Castiglion Fiorentino. Nao fica muito corrido nao? Ou as cidades sao peqeunas e da para fazer sim em um dia?
Obrigado mais uma vez
bjs

Oi Tarcisio, tudo otimo e vc? Como estao os preparativos para a viagem?
Sobre a sua duvida, é o seguinte, particularmente também sou adepta do "slow travel" e prefiro fazer tudo com a maxima tranquilidade, conhecer profundamente cada lugar. A proposta desse especial de posts, foi mostrar ao pessoal o que é possivel fazer, pela proximidade, etc, mas claro que cada um desses dias pode ser fracionado.
Sao sim cidades pequenas, mas se vc tiver mais tempo disponivel e puder "quebrar" cada uma das minhas propostas por dia em 2, acho que conseguira curtir muito mais e conhecer tudo melhor!
Espero ter ajudado!
Beijo!

Oi, Roberta. Parabéns pelo seu blog. Nós chegaremos em Florença no dia 29/12 vindos de Roma de trem e no dia 1º/01 iremos à Veneza de trem.Gostaria de saber o que podemos fazer nestes dias na Toscana. Temos 02 dias inteiros. Que cidade fazer como base? Siena? Passaremos o reveillon na Toscana. Pretendemos alugar um carro em Florença e seguir com ele. Vale a pena? Seria interessante no dia que chegamos seguir pela Chiantigiana? E voltar para Florença por outra estradinha? Ou seria melhor voltarmos para Florença no dia 31/12 e passarmos o reveillon? Estou há alguns dias lendo o seu blog, mas, é tanta informação... No que puderes ajudar agradecemos de coração. Bjos,
Gabriela

Oi Gabriela,
Tudo bem? Seja muito bem-vinda ao Giro pela Toscana!
Uhmmm, so 2 dias para toda a Toscana é tao pouquinhooo! : P rsrs quando chegar vai entender direitinho porque digo isso, é tanta beleza, tanta coisa para ver.
Bom, se o caso é esse, vou ser bem parcial e te indicar dois lugares que nao pode deixar de conhecer de modo algum - Siena e Florença!
Beijos e otima viagem!
Como o tempo é restrito, diria que o ideal seria se concentrar apenas nessas duas e deixar o resto para outra ocasiao. Se quiser uma dica de Reveillon, escrevi um post recentemente - em Florença, em 4 praças diferentes haverao shows gratuitos de diversos estilos, de uma conferida!

oi Roberta
parabéns pelo seu blog.
Me interessei muito pela Itália após ver o filme Cartas para Julieta e gostaria de visitar tais lugares.
Penso em viajar em julho para a Itália, por 15 dias. O que você recomendaria? (cidades, hotéis, restaurantes...).
Muito obrigada.
Sylvia

oi Roberta
parabéns pelo seu blog.
Me interessei muito pela Itália após ver o filme Cartas para Julieta e gostaria de visitar tais lugares.
Penso em viajar em julho para a Itália, por 15 dias. O que você recomendaria? (cidades, hotéis, restaurantes...).
Muito obrigada.
Sylvia

Oi Roberta
ja estive por aqui no final do ano passado, mas agora é pra valer, estou começando o roteiro pra final de maio e começo d junho, chegamos no dia 27/05 e retornamos no dia 11/06, chegaremos e partiremos de Milão, pensei em 1 dia Milão só pra falar que foi, veneza 3 dias, depois toscana e 3 dias em roma, retornando pra milão pegar o voo sp...estou super na duvida de onde fazer base na toscana, se florença ou outra cidade ou se em duas cidades, florença e uma outra...o que vc acha??? meu marido nao queria alugar carro, mas estou convencendo ele pelo menos na toscana pegando em florença por exemplo e devolvendo la mesmo indo de trem pra roma....vc poderia me ajudar????estaremos em 3 nos 2 e meu sogro..obriga abç monica

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores