Planeje seu Giro - Parte 2: Reserva Especial

Roberta Ristori Reply 08:15

O estilo de vida italiano é algo famoso no mundo todo. Diria até que quase tanto quanto as Ferraris, os sapatos, as massas e o vinho,  com a diferença de que isso não se pode trazer para casa.

É impossível de ser descrito, é cheio de minúcias, caquinhos coloridos que formam um caleidoscópio bastante interessante. É o gosto pela boa mesa, as refeições lentas, feitas com capricho, as mulheres maquiadíssimas em qualquer idade, as mesmas que tem um talento único para caminhar com saltos-altíssimos sobre pedras e paralelepípedos.

É um povo que se reconhece num simples bater de olhos, com um gosto apuradíssimo para a moda, mulheres e homens para lá de estilosos. O mesmo senso estético que utilizam para as artes, um povo naturalmente erudito.

Por isso tudo recomendo, no mínimo, 6 dias só para a Toscana, a região italiana onde tudo isso é ainda mais acentuado. Claro que conhecendo as cidades que citei no post anterior, você já poderá ter uma boa idéia do que digo, mas se tiver oportunidade, não perca o que elegi como minha "Reserva Especial" - quatro cidades lindíssimas e com um charme todo especial: San Gimignano, Volterra, Cortona e Montalcino.

San Gimignano (província de Siena): 7.105 habitantes e 138 km quadrados. Fotos: Flickr

Lindíssima "cidade das torres", como é conhecidade desde a Idade Média. No período eram 72 construções, símbolo de poder e riqueza das famílias nobres. A competição pela torre mais alta e os precários princípios arquitetônicos, fizeram com que a maioria delas ruísse. Hoje apenas 13 continuam de pé, entre elas a Torre Grossa, de onde se tem uma vista magnífica da cidade (leia mais aqui).

Distâncias: Volterra - 30,4 km, Cortona - 114 km, Montalcino - 86 km, Siena - 53,9 km


Volterra (província de Pisa): 11.160 habitantes e 252,85 km quadrados. Fotos: Flickr

Uma das 12 grandes cidades etruscas, tem algo de misterioso no ar, uma atmosfera diferente e fascinante. As muralhas existem até hoje e a cidade reforçou sua fama com o filme "Lua Nova", da saga "O Crepúsculo", com partes das cenas  rodadas ali. (leia mais aqui)

Distâncias: S. Gimignano - 30,4 km, Cortona - 125 km, Montalcino - 94,4 km, Pisa - 64,8 km

Cortona (província de Arezzo): 23.041 habitantes e 342,33 km quadrados. Fotos: Flickr

A encantadora cidade consagrada no livro "Sob o Sol da Toscana", de Frances Mayes. Também de origem etrusca, é uma das mais antigas cidades das colinas toscanas. Lindas ruelas de nomes interessantes, construções medievais, antigas muralhas, tudo ali deve ser visto.

Distâncias: S. Gimignano - 114 km, Volterra - 125 km, Montalcino - 66 km, Arezzo - 29,3 km

Montalcino (província de Siena): 5.115 habitantes e 243 km quadrados. Fotos: Flickr

Conhecidíssima pátria de um dos vinhos mais famosos do mundo, o delicioso Brunello (leia mais aqui). A uva Brunello, um clone selecionado da Sangiovese, impera e domina paisagens e bocas - inconfundível e cheia de personalidade. Como não podia deixar de ser, o enoturismo é uma das principais atividades por ali, conta até com uma "Wine Station" (leia aqui). No alto de uma colina, a cidade ainda oferece de quebra, belíssimas paisagens. A enoteca construída dentro da Fortezza (fortaleza) do séc. XIV oferece aos visitantes uma saborosa oportunidade de apreciar os produtos locais.

Distâncias: S. Gimignano - 86 km, Volterra - 94,4 km, Cortona - 66 km, Siena - 47,3 km

Diferente do post anterior, dessa vez não indiquei atrações em cada cidade, porque a graça é exatamente andar despreocupadamente, contemplar. São lugares cheios de história, resquícios da civilização etrusca, construções medievais, góticas, românicas e renascentistas.

O bom ali é ver a vida passar, observar os habitantes, as senhoras sentadas nos bancos conversando, o desenrolar da paisagem, bisbilhotar cada pequena ruela, observar as mudanças da luz sobre o panorama espetacular.

Beber um vinho, fazer uma refeição sem pressa nenhuma, tomar um café (lembre-se que se não quiser passar por turista, capuccino só até as 10h da manhã! rsrs). Olhe atentamente tudo o que for belo!












Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores