Narizes voltados à Florença

Roberta Ristori Reply 08:01

Entre 10 e 12 de setembro os mais apurados narizes do mundo estarão voltados à Florença para a 2ª edição do "Profumo del Futuro". A cidade mais uma vez assume seu papel de capital mundial das artes e da criatividade e aborda o tema de forma para lá de envolvente.

O debate que acontece na Estação Leopolda é realizado Pitti Immagine e FutureTaste, durante a 8ª edição e "Fragranze" - salão dedicado as mais selecionadas coleções internacionais de perfumaria artística. Cinestésicos que estiverem por lá no período, preparem-se!

No centro das discussões de "Profumo del Futuro", o cenário olfativo para os próximos 12 ou 24 meses. Está prevista a apresentação de uma pesquisa mundial da empresa francesa Givaudan que aponta que as fragrâncias doces e frutadas, ainda em alta no mercado, estejam progessivamente, deixando a cena e abrindo espaço para os florais, às notas frescas e verdes e à sensualidade dos orientais.

A meu ver, a questão mais interessante levantada pelo estudo, é o fato dos aromas doces e frutadas serem associados à necessidade de segurança e intimidade típicos dos períodos de crise, como a financeira da qual o mundo ainda está se recuperando. Enquanto que, as notas que começam a se destacar agora, são signos de otimismo, extroversão, auto-confiança, busca pela natureza e a vontade de deixar para trás o período difícil.

Além das pesquisas de mercado tradicionais, as tendências também foram indentificadas levando-se em conta o atual fenômeno das redes sociais e blogs, ou seja, a opinião dos "trend-setters".

Os maiores blogs do setor, muitas vezes contrariando previsões de grandes especialistas, foram os primeiros a apontar a saturação das fragrâncias frutadas e influenciar as escolhas dos consumidores mais exigentes em outras direções.

O debate será coordenado por Davide Paolini e como convidados deverão comparecer profissionais de diversas áreas:  Maurizio di Robiland (design),
Oliviero Toscani  (comunicação), Francesco Morace (sociologia), Toni Scervino (moda), Luca Gargano (degustador de vinhos e destilados) e Giacomo Mojoli (design e professor do Politecnico de Milão).

Afim de tornar o debate ainda mais envolvente, uma proposta inusitada e que me deixou ainda mais curiosa: uma degustação das principais tendências olfativas emergentes, sob a forma de sorvetes, destilados e chás.

"Profumo del Futuro" tem como seu principal público os profissionais que atuam no setor, mas sem deixar de lado o público apaixonado pelo assunto que usa os perfumes e demonstra interesse pela evolução das pesquisas e da cultura nessa área.

A convidade especial da atual edição de "Fragranze" será a cientista, química, linguística e artista norueguesa, Sissel Tolaas que apresentará a instalação "Fear".

Segundo Sissel, que em seu laboratório em Berlin, tem uma espécie de "diário olfativo" com cerca de 6.700 odores, as pessoas tendem a pensar no assunto em termos puramente estéticos, ou simplistas, definindo se determinado cheiro é agradável ou desagradável.

Entretanto, ela destaca que em outras culturas os aromas foram sempre utilizados como instrumentos de base para definir o mundo e interagir com a realidade, especialmente quando estão associados à identidade de uma pessoa ou de um grupo.

Desta forma, a instalação que ela apresentará em "Fragranze", tem por objetivo mostrar como os odores produzidos pelo corpo podem tornar-se sinais significativos de estados de ânimo específicos, como o medo, por exemplo.

Os odores emanados em situações de medo do corpo de homens de diversas partes do mundo, foram estudados e reproduzidos por Sissel em seu laboratório. Tais moléculas deram vida a uma parede que emanará estes odores quando for tocada, em modo provocatório.



Veja mais informações no site oficial do evento.


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores