Ônibus ou trem?
Queridos, depois de uma série de posts dedicados aos que desejam conhecer a Toscana de carro, chegou a vez de falar dos trens e ônibus.
Se pretende utilizar os meios de transportes públicos na região, recomendo que leiam um post que escrevi há algum tempo explicando exatamente como funcionam - bem diferente do Brasil.
A grosso modo, divido a questão da seguinte maneira, para ir de uma capital de província (Siena, Florença, Arezzo, Lucca, Pisa, Grosseto, Livorno, Massa, Prato e Pistóia) a outra, acho que vale mais o trem, para os demais locais, provavelmente só lhe restara o ônibus como opção.
Uma ressalva, para chegar a Siena, prefira o ônibus. A estação de trem é um pouco distante do centro histórico, enquanto o terminal de ônibus fica dentro dele, na Piazza Gramsci.
Para saber os horários e linhas dos ônibus consulte o site da Sita. Fique atento, porque grande parte das linhas tem corridas "ordinarie" e "rapide", o que costuma resultar numa boa diferença no tempo total da viagem.
Uma novidade importante: se resolver conhecer a lindíssima Ilha de Elba, foi criada uma linha de ônibus específica para o trajeto Florença-Piombino (daqui partem os ferrys para a ilha). O trajeto dura cerca de 2h40' e te deixa direto no porto. Com toda a certeza muito mais prático do que ir de trem.
A estação da Sita em Florença fica bem ao lado da estação de trem de Santa Maria Novella. Prefira comprar sempre os bilhetes antes de subir nos ônibus, se tiver que comprar lá dentro, há um acréscimo no valor. Para maiores informações, consulte os sites das companhias de ônibus de cada província nos links úteis do blog - aqui.
* A imagem que ilustra o post é da estação da Sita em Florença e é da Wikipedia.