Nao apenas de passagem - Santa Maria Novella

Roberta Ristori 12 09:18


Caso opte por chegar à Florença de trem, inclua em sua lista de atraçoes a propria estaçao ferroviaria de Santa Maria Novella.

As belezas e a historia ja começam ali e vale a pena "saborea-las" com um pouco de calma e muita atençao aos detalhes. A estaçao é um dos mais celebres exemplos do "razionalismo italiano" (racionalismo italiano), a corrente arquitetonica que partiu do futurismo e desenvolveu-se na Italia a partir dos anos 20.

A obra é fruto do projeto do arquiteto Giovanni Michelucci e seus entao alunos, Baroni, Berardi, Gamberini, Guarnieri e Lusanna. A estrutura externa é de pietra forte, enquanto o interior é ornamentado por um caleidoscopio de preciosos marmores coloridos.

Ali dentro, é  possivel ainda contemplar dois magnificos paineis que representam as paisagens dos campos toscanos de autoria do pintor florentino Ottone Rosai. Atençao especial tambem a sala onde esta a bilheteria: um amplo atrio de 12 metros de altura, gigantescos portais de marmore e pilastras que evocam as naves de uma belissima catedral.

Aos cinefilos e demais amantes da obra-prima da comedia italiana, "Meus caros amigos" (ou Amici Miei na versao original em italiano), de Mario Monicelli, recomendo uma visitianha ao binario numero 16. A memoravel cena em que o grupo de amigos diverte -se esbofeteando os passageiros que despediam-se nas janelas dos trens, foi filmada exatamente ali.

* Estas dicas tambem sao fruto da minha experiencia depois da leitura do livro "101 cose da fare a Firenze almeno una volta nella vita", de Valentina Rossi.

** A imagem do famoso binario 16 pertence a Wikipedia.

12 comentários

Roberta, b. dia!

Tudo bem com vc?

Recebi uma informação e quero confirmar alguns dados:
Nos trens regionais, é possível comprar uma passagem p/ Lucca e, como não tem horário e assento reservado, posso parar em Pisa, e retornar com a mesma passagem. Correto?
Nos trens rápidos, tenho que comprar a passagem, trecho por trecho.
No momento da compra, como identifico o trem? Há alguma sigla? Me parece que o Intercity é o regional, mas como identificá-lo? Não quero ficar perdida no momento de comprar a passagem.
Ah! Nessas cidadezinhas, os bilhetes são vendidos via máquina? Estive em uma cidadezinha na Holanda e demorei uns 10 minutos p/ me acertar com a máquina (rsrsrsrsrs).

Obrigada pela ajuda e dicas de seu blog, que é "Demais". Vc fala da Toscana em uma linguagem encantadora.
Abç
Célia Marina

Roberta,
Estou simplesmente encantada com seu blog!
Parabéns pelo belíssimo trabalho!
Ainda não tive oportunidade de ver todos os posts, mas o pouco que vi já me deixou apaixonada pela Toscana.
Não conheço a Itália e sou uma daquelas incansáveis amantes de Paris e da França, país por onde circulo com bastante naturalidade, até porque falo a língua.
Somos um casal de meia idade, gostamos de fazer nossos roteiros e ter liberdade de horários e escolha, mas não falamos italiano, nem inglês, por isso meu receio de irmos sozinhos, sem uma assessoria.
Temos a intençao de entrar por Roma, cinco dias, e depois passarmos dez dias em Florença, onde estabeleceríamos base e de onde sairíamos para alguns bate-volta. Gostaria de saber se podemos contar com algum guia brasileiro, ou alguém que fale português, ou espanhol, que pudesse nos acompanhar nessas saídas.
Desde já lhe agradeço e deixo-lhe um forte abraço.

Sueli,
Seja muito bem-vinda ao blog! = )
Fico realmente contentissima por saber que consegui encnata-la com minhas descriçoes da Toscana!
Vamos por partes, ja que apreciam a liberdade de construir os proprios roteiros, fazer parte de uma excursao pode ser mesmo desagradavel.
A parte de reserva de hoteis, aluguel de carros, ou compra de passagens de trens, podem fazer ainda do Brasil, por internet, sem nenhum problema, utilizando sites como o booking.com, por exemplo.
Sinceramente nao conheço nenhum guia brasileiro, mas tentarei me informar e caso descubra algum, te aviso.
Ja guias que falem espanhol, nao sao dificeis de encontrar po aqui. Existem diversas agencias, muitas delas podem sem contatadas por meio do proprio hotel em que se hospedarem, que organizam passeios diarios. Essa pode ser uma boa opçao, mais organizada, mas sem perder a flexibilidade, como vcs. gostariam!
Se precisar de qualquer informaçao, ou tiver qualquer duvida, entre em contato novamente!
Abraço!

Oi Celia,
Tudo otimo e vc?
Sobre os trens, melhor mesmo tirar todas as duvidas antes assim evita ansiedades desnecessarias durante a viagem!rs
Correto, os trens regionais nao precisam de reserva e nao precisam ser comprados com horarios fixos, ou seja, vc. pode comprar o bilhete antes e usar no horario em que for mais conveniente para vc. Sobre o trem de Lucca e Pisa, depende de onde vc. estiver vindo, mas normalmente nao funciona assim, ou seja, precisara comprar um bilhete para cada trecho, porque deve fazer a validaçao do bilhete antes de subir no trem. O valor muda de acordo com a quilometragem percorrida.
Nos trens de alta velocidade, como o FrecciaRossa e o FrecciaArgento, te aconselho a comprar as passagens com antecedencia, pelo site da trenitalia. Quase certeza de que dessa forma conseguira tarifas melhores do que se deixar para comprar na hora.
No site da trenitalia, ao lado das soluçoes de horario oferecidas, aparece IC para o intercity, o R para o regionale e o ES para o eurostar (alta velocidade). Sugiro anotar tambem o numero do seu trem (vera no site, ou no momento de comprar o bilhete, seja na bilheteria ou na maquina). Dessa forma tera certeza de que esta no trem certo se o seu nao for o destino final! ; )
As maquinas sao simples de usar e quase sempre, tem tambem em portugues. De qualquer forma, caso deva pegar um trem mais tarde para voltar, ou em um domingo, por exemplo, acho sempre melhor comprar o bilhete com antecedencia, pois pode acontecer da unica maquina disponivel em uma determinada estaçao estar quebrada e a bilheteria fechada!
Abraços e boa viagem!

Roberta - b.dia!
Tudo bem? Aqui no Rio, 40º - muito quente....

Desculpe voltar ao assunto das passagens, mas me garantiram que se comprar passagens nos trens regionais, que não possuem lugar e horário definido, dentro do mesmo tronco, posso descer nas cidades que quiser e retornar, desde que pegando o mesmo tipo de trem. A validação já teria sido feita na origem. Desculpe mais uma vez, mas não quero "pagar mico"...
Abraços e obrigada pela ajuda e paciência.
Abc

Muito obrigada, Roberta.
Não tenho qualquer dificuldade com a logística de compras e reservas, a única coisa mesmo que queríamos era alguém que pudesse ficar por algum tempo a nosso dispor, de preferência falando português.
Fiz a pergunta pois no blog que frequento sobre Paris, há anuncio de vários guias e motoristas brasileiros que vivem em Paris e prestam esses serviços.
Se não for te pedir demais, poderia me informar por e-mail qualquer novidade?
suvillas arroba hotmail.com
Foi um amigo blogueiro que me ensinou a colocar o endereço de e-mail assim, por segurança.
Obrigada e mais uma vez parabéns pelo belíssimo trabalho!
A Toscana já faz parte da minha vida.
Abraço

Oi Sueli,
Pode deixar que se tiver qualquer novidade te comunico imediatamente! Vou ver se descubro alguem que atenda as necessidades de vcs!
Abraço e otima semana! = )

@Celia Marina
Oi Celia, tudo bem por ai? Aqui esta ainda esta bem friozinho!
Olha so, quanto as passagens: primeiro ponto, o trem a linha Pisa e a de Lucca sao diferentes, ou seja, para chegar em Lucca, nao passa por Pisa. Segundo ponto, realmente nao é possivel descer no meio do caminho, porque tem sempre um limite de tempo para usar o bilhete. Sinceramente nao sei te dizer precisamente qual é esse tempo, mas tenho certeza que existe.
Espero ter ajudado! ; )
Abraços!

OI Roberta,
Aqui ainda 40 graus.
O frio diminuiu? Minha sobrinha irá em março p/ Florença.

Obrigada pela paciência em responder e, com certeza, vou seguir a sua orientação.
"Não vou pagar mico na Toscana".
Abraços

Oi Roberta,
Aqui ainda 40 graus. E ai? Diminuiu o frio? Minha sobrinha irá em março p/ a Itália, passando por Florença.

Mais uma vez, obrigada pela paciênia em responder. Com certeza, vou seguir a sua orientação.
Abraços

Oi Roberta,

Mais uma vez, obrigada pela paciência em responder.
Com certeza, vou seguir a sua orientação. Não quero "pagar mico" na Toscana.

Aqui continua 40 graus.
Abraços

Oi Celia,
Nao se preocupe, qualquer duvida é so escrever! ; )
O frio diminuiu um pouquinho esses dias, mas agora veio a chuva! rs
Pois é, fiquei sabendo que o calor por ai anda insuportavel.
Boa viagem e se precisar de alguma coisa, ja sabe!
Abraços!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores