Pequenas joias espalhadas por Florença

Roberta Ristori Reply 08:33


Existe ainda uma Florença "escondida", pequenos oasis em pleno centro historico, onde descansar do mar de turistas que invade a cidade diariamente.

Tratam-se de pequenas e sugestivas praças fora do itinerario turistico, mas carregadas de historia e beleza. Um bom exemplo é a Piazza del Limbo - isso mesmo, "Praça do Limbo" - que apesar do nome um tanto tetrico, vale a visita nao somente pela tranquilidade que oferece, como tambem por abrigar uma graciosa igrejinha romanica, que segundo a lenda, teria sido fundada por Carlos Magno em pessoa.

O "limbo" se deve ao fato de que em epocas remotas, era ali o cemiterio das crianças mortas antes de serem batizadas. Ignore o fato! Para chegar até la, seguindo pela via Por Santa Maria (onde, continuando sempre reto, desembocara na estonteante Ponte Vecchio) em direçao ao rio Arno, gire a direita na Borgo Santi Apostoli e, depois de atravessar algumas simpaticas ruazinhas, encontrara a Piazza del Limbo à sua esquerda.

Outro lugar de nome esquisito, mas cheio de charme é a Piazza della Passera, na regiao do Oltrarno. Toda essa parte de Florença, me parece mais autentica, mais real, e portanto, mais viva, que o lado do Arno onde esta o Duomo. "Peloamordedeus" que é tambem maravilhosa aquela parte da cidade, mas as ruas recheadas das grifes mais badaladas do planeta e apinhadas de turistas, nao sao tao pitorescas quanto as do lado de la do Arno.

Voltanto à praça em questao, trata-se de um local absolutamente autentico, com alguns laboratorios artesanais para marcar ainda mais o tom da Florença antiga. Restaurantes tradicionais e com o mais genuino da cozinha local dividem os frequentadores.

Aos estomagos dispostos a encarar uma das maiores perolas floretinas, o "panino al lampredoto" (sanduiche de "lampredoto", ou seja, o quarto estomago dos ruminantes), encontrarao ali a famosa Osteria Tripperia Il Magazzino (veja o site). Particularmente, ainda nao me senti suficientemente inspirada a provar a iguaria, mas quando me decidir, seguramente sera ali pelo grande numero de indicaçoes de amigos toscanos.

Aos menos dispostos, mas nao menos ligados as tradiçoes, a Piazza della Passera hospeda ainda a Trattoria 4 Leoni (veja o site), datada de 1550. Esta ali tambem, o Caffè degli Artigiani (veja o site), um local muito charmoso para uma refeiçao rapida, ou um aperitivo, onde geralmente, a musica, em especial o jazz, acompanha bebidas e sanduiches saborosos.

A Piazza della Passera dificilmente estara estampada no seu mapa de Florença, mas é facil chegar ate la. Atravesse a Ponte Santa Trinità e à sua esquerda vera uma bela fonte com o rosto de um homem barbudo que cospe agua em uma concha (do escultor Bernardo Buontalenti para o casamento de Cosimo II de Medici e Maria Maddalena da Austria), à direita da escultura, siga pela Via dello Sprone. A praça esta ali ao fundo, no cruzamento com a Via de' Vellutini.

As imediaçoes do bairro de San Niccolò constituem quase uma Florença a parte, absolutamente verde e pitoresca. Para encontra-la, atravesse a Ponte Vecchio e siga pela Via de' Bardi. Suba a escadaria à direita e encontrara a Costa San Giorgio. Passeie despreocupadamente por ali, siga pela Costa dei Magnoli, Costa Scarpuccia e Via del Canneto. Caminhos encantadores!

* Fui conhecer estes lugares fantasticos depois de ler o livro "101 cose da fare a Firenze almeno una volta nella vita", de Valentina Rossi, ainda sem traduçao em portugues. A deliciosa obra esta cheia de otimas dicas, nada turisticas e recomendo a compra a todos que entendem o italiano. Selecionarei e traduzirei algumas para voces aqui no blog!

** Na imagem, a Porta San Miniato, do bairro de San Niccolò





Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores