Diario de viagem do Tarcisio: dicas imperdiveis! Parte 3

Roberta Ristori Reply 07:01

A ultima parte da fantastica viagem do Tarcisio pela Toscana! Leia aqui a primeira e a segunda parte.

Diario Toscana por Tarcisio - parte 3


Seguimos para San Gimignano, Volterra e Monteriggioni. Em San Gimignano conhecemos a Piazza Cisterna, Piazza Del Duomo, Torre Grossa e o Duomo. Antes de partir experimentamos o sorvete da gelateria di piazza que já foi premiada como o melhor do mundo. Chegamos em Volterra no começo da tarde e visitamos Piazza dei Priori, Palazzo Pretorio, Duomo, Batistério, Teatro Romano, Museo Etrusco. No fim da tarde passamos em Monteriggioni, uma cidadezinha medieval toda murada. Lá esperamos o por- do sol, para depois voltamos para o último dia na fazenda.

Proximo destino foi Torrita di Siena, que fica há 10 km de Montepulciano. No caminho fizemos uma parada que não estava no roteiro, porém indico para todos que estejam passando por essa região. Paramos em Abbazia di Monte Oliveto Maggiore (http://www.monteolivetomaggiore.it).

A abadia foi fundada em 1313 por São Bernardo Tolomei (1272-1348), professor de direito que era de uma das famílias mais poderosas de Siena, que quando alcançou o quadragésimo ano de idade, recolheu-se a este lugar solitário conhecido como o Deserto de Accona, propriedade de sua família. A fundação do mosteiro foi aprovada em 1319 pelo Bispo de Arezzo Guido Tarlati e depois anexada à ordem de São Bento. A construção do mosteiro começou em 1320 e em 1344 pelo Papa Clemente VI.

A abadia foi sempre de grande importância no território de Siena. Na verdade, seus bens foram para a vila de Chiusure e Val d'Asso. É fato de que eles também são grandes proprietários de terra e tiveram um! papel importante na organização das terras agrícolas em Crete Senesi. O enorme complexo religioso está localizado ao sul da comuna de Asciano. Ainda é sede do Abade Geral da Congregação Beneditina de Monte Oliveto e também abriga o Instituto de restauração de livros (fonte: Wikipedia).

Saímos da abadia e fomos degustar os famosos vinhos na cidade de Montalcino. Andamos por suas ruas, Duomo, Piazza Del Popolo, Piazzale Fortalezza, Rocca, Muralhas. Após o almoço decidimos conhecer outro local que não estava no roteiro inicial, Bagno Vignoni. Esta pequena cidade, ao contrário de várias praças principais, possui um grande tanque de onde vem águas termais e que o mantêm sempre cheio. Indico uma parada nesse vilarejo.
No fim do dia, rumamos à fazenda IL GREPPO.

Lá fomos recepcionados por um simpático senhor Romano Parigi e seu cachorro Buck. Para nossa surpresa, o senhor Romano foi nos mostrar a produção local de seu Nobile de Montepulciano . De todas as fazendas essa foi a que senti o clima mais acolhedor.

No dia seguinte, saímos cedo para Pienza. Foi uma parada rápida onde tomamos café na Piazza Pio II. Fomos ao Duomo, Palazzo Comunale e Piccolomini (residência do papa Pio II). Depois chegamos em Montepulciano, onde conhecemos Fortezza, Piazza Grande, Duomo, Palazzo Comunale, Palazzo Cantucci.

Pretendíamos ir a Asciano, porém estava chovendo forte, desse modo, resolvemos voltar para fazenda e passar o fim do dia. No dia seguinte o tempo estava melhor e a famosa Cortona seria o próximo destino, passando antes pelo Lago Trasimeno. Cortona é outra cidade etrusca que vale a viagem. Foi cenário do filme Sob o Sol de Toscana.

Lembro apenas que não tente encontrar a fonte que aparece em uma das cenas, pois é ficção... Em Cortona conhecemos a Piazza della Republica, Piazza Signorelli, Museo Academia Etrusca, Duomo. Resolvemos almoçar no magnífico Osteria Del Teatro (Osteria del Teatro Via Maffei, 2 / tel 0575.630556/ Cortona - Arezzo http://www.osteria-del-teatro.it) . Super indicada essa osteria.

Próxima parada foi Arezzo, local de cenário do filma A Vida é Bela. Apesar de estarmos na Umbria, essa região tem o mesmo estilo da Toscana. Em Arezzo fomos à Chiesa San Francesco (onde estão os famosos afrescos de Piero della Francesca), Casa Vasari, Piazza Grande. Finalizando ainda a viagem, fomos a Pompéia e Costa Almafitana.

Fomos a vários restaurantes, porem foram citados somente os que valem a pena uma parada. Pompéia e Costa Amalfitana são regiões com características próprias e singulares. A primeira com suas ruínas são um mergulho na historia, enquanto a segunda tem um cenário belíssimo e romântico do litoral italiano. É uma boa pedida para casais. De lá seguimos para Roma, onde devolvemos o carro alugado e partimos de volta ao Brasil.

FOTOS ESTAO EM : http://www.flickr.com/photos/tarcisiofilho/

Locais super indicados:

1- Ristorante AL Carugio ( Via S. Pietro 9, 19016 Monterosso al Mare, Itália 0039 0187 817367 http://www.ristorantealcarugio.com/).
2- Antica Pieve, osteria pizzeria- Viale Roma, 19, 51018 Pieve a Nievole - tel 057282132- http://www.rist-anticapieve.it
3- Osteria Del Castello (http://www.ricasoli.it)
4- La Botte di Bacco ( Vialle XX Settembre, 23 tel 0577-739008/ http://www.ristorantelabottedibacco.it)
5- Osteria del Teatro Via Maffei, 2 / tel 0575.630556/ Cortona – Arezzo http://www.osteria-del-teatro.it
6- Abbazia di Monte Oliveto Maggiore (http://www.monteolivetomaggiore.it)
7- Bagno Vignoni
8- San Felice 

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores