Diario de viagem do Tarcisio: dicas imperdiveis! Parte 2

Roberta Ristori Reply 07:01


Queridos, segue mais uma parte da deliciosa viagem do Tarcisio pela Toscana e suas dicas valiosissimas! Leia aqui a parte 1. Continua amanha!

Diario Toscana por Tarcisio - parte 2

No dia seguinte rumamos à Lucca onde conhecemos suas lindas muralhas, o Duomo di San Martin e a piazza com mesmo nome, Museo della Cattedrale, basílica de Santa Reparata e San Giovanni (local do funeral de Puccini), Palazzo Ducale, Casa di Puccini, Igreja San Michele e San Fredinano e a Piazza Anfiteatro. À noite fomos a uma ópera de Puccini, na igreja onde ocorreu seu funeral.

Não havia forma melhor de terminar o dia. Antes de chegarmos à fazenda, paramos em Pieve a Nievole, do lado de Monsummano Terme, e lá comemos a melhor bistecca alla Fiorentina (Antica Pieve, osteria pizzeria- Viale Roma, 19, 51018 Pieve a Nievole - tel 057282132 - http://www.rist-anticapieve.it), indico uma parada aqui.

Ir à Florença não estava no roteiro, pois já conhecia. Porém, seria impossível estar ali do lado e não dar uma passada para ver todo aquele museu a céu aberto. Assim foi meu terceiro dia pela Toscana, sem esquecer de abrir meu Chianti clássico diário sentado e vendo o pôr-do-sol em frente ao Palazzo Pitti.

No dia seguinte partimos cedo em direção à próxima fazenda que seria em Poggibonsi. No caminho paramos em Castelfiorentino e, posteriormente, na terra de Boccaccio, Certaldo. Existem duas cidades em uma só: Certaldo Alto e Certaldo Baixo.

Para chegar a Certaldo Alto, você deve pegar um furnicular e subir até la. Quando chegamos em Certaldo Alto, uma ótima surpresa: estava ocorrendo o festival Boccaccesca e havia comidas e bebidas típicas da Toscana em stands para degustação. (http://www.boccaccesca.it).

Mesmo com toda tentação, não deixamos de conhecer a casa de Boccaccio, Igreja de St. Michele e Jacopo, onde ele foi enterrado, e o Palazzo Vicariale. Após toda essa libação gastronômica chegamos à fazenda no fim da tarde.

Manhã seguinte seria em Greve in Chianti, onde conhecemos o Museo do Vinho, a Piazza Matteotti e Le Cantine (http://www.lecantine.it) onde se pode degustar mais de 150 rótulos de vinho . Depois fomos a Gaiole in Chianti, pois havia agendado para as três da tarde um combo no Castello di Brolio (www.ricasoli.it) que incluía uma visita guiada no castelo, degustação de seus vinhos e jantar com menu degustação na Osteria Del Castello. Há um intervalo de 1h30 min entre a degustação, que acaba as 17:30, e o jantar.

Perguntamos, para a simpática moça que nos acompanhou durante a degustação, onde poderíamos ir nesse período, e ela nos indicou um vilarejo chamado San Felice que ficava somente a 7 km de distância do castelo. Uma cidadezinha que parece que foi tirada de conto de fadas.

Fomos à praça principal onde observamos a vida pacata daquela cidade, e mais uma vez, degustamos um Castello di Brolio. Indico essa cidadezinha para quem está passando por essa região de Gaiole, pois nos surpreendeu. Osteria Del Castello também é uma local que indico, pois a comida e o ambiente são formidáveis. Se você adquire o combo o jantar com menu degustação sai somente por 35 euros.

Em Siena, a primeira parada foi na magnífica Piazza Del Campo. Ficamos lá, mais ou menos, uma hora sentados, admirando cada pedaço daquela praça, onde se encontra a Fonte de Gaya. Depois fomos para Duomo, Batistério, Museo do Duomo, Oratorio di San Bernardino e Pinacoteca Nazionale. Voltamos no dia seguinte para Siena e finalizamos com Torre del Mangia, Pallazo Pubblico, Santa Maria della Scala.

Como não tínhamos feito toda a rota Chianti fomos conhecer Castellina, Radda in Chianti e Castelnuovo Beradenga. Em Radda indico La Botte di Bacco ( Vialle XX Settembre, 23 tel 0577-739008/ http://www.ristorantelabottedibacco.it) um local super romântico e a comida sensacional, um dos melhores que comi na Toscana. Não esqueça de pedir uma mesa perto da janela de onde você verá os campos da Toscana.


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores