Tempo e movimento: Leonardo

Roberta Ristori Reply 07:08

Poucos quadros na história provocaram tantas opiniões, especulações, contradições, estudos e louvores quantos a Monalisa de Leonardo da Vinci  - o mais velho dos 3 gigantes (leia no post de ontem) e seu sorriso enigmático.

Creio que o mais interessante aqui seja a concepção que o próprio Leonardo tem da arte: "O instante é intemporal. O tempo surge através do movimento do instante, e os instantes são pontos finais do tempo". Provavalmente ele foi o primeiro artista a integrar o fenômeno "tempo" na pintura.

Nada no rosto, nas mãos e na pose da Monalisa expressa algo de permanente, de tangível. Isso não decorre apenas da técnica da pintura, o "sfumato" que a torna inacessível, mas tudo ali é passível de intepretações diversas e de mudança a qualquer momento.

O sorriso oscila entre a alegria e a contemplação, o olhar é simultaneamente doce e calculista, a expressão do rosto pode ser traduzida como interrogação ou conhecimento. A beleza da Monalisa é a beleza do intangível, tal como o próprio tempo. O tempo e o movimento são os fenômenos que Leonardo tematizou de forma tão inovadora.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre A Pintura do Alto Renascimento e do Maneirismo em Roma e na Itália Central de Alexander Rauch.

**A imagem que ilustra o post é da "Anunciaçao", de Leonardo.

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores