Mais um sonho intensamente vivido - Flavia e o Festival Puccini

Roberta Ristori Reply 07:47

Queridos, hoje a experiência inequecível não foi vivida por mim, mas pela minha querida amiga Flavia Sbragia, autora do delicioso Toscana, aí vou eu.

Recentemente ela esteve na região, sortudíssima, depois de ganhar o primeiro prêmio em um sorteio promovido pela Região Toscana para ir assistir ao Festival Puccini, em Torre del Lago, Lucca (leia mais).

Experiência maravilhosa, cheia de surpresas, emoção e beleza que ela generosamente divide conosco! Descubra outros encantos dessa viagem nos posts da Flavinha no Toscana, aí vou eu!

Bom dia amiga,

Cheguei já há algumas semanas da viagem, mas só agora consegui parar e te escrever contando como foi tudo.

Incrível, emocionante, maravilhoso, mais um sonho intensamente vivido. É isso que eu posso dizer do que foram esses quase 8 dias de Toscana.

Com o carro alugado conseguimos percorrer as várias paisagens da região. Desde o azul do mar Tirreno, que banha todo o litoral, passando pelas colinas e vales do interior, chegando na aventura de conhecer uma mina interna dos maravilhosos mármores de Carrara.

Fui à muitas cidades, por volta de 17. Algumas já conhecia, outras não. Viareggio, nosso primeiro ponto de apoio, já que a hospedagem estava incluída no prêmio, é uma cidade acima de tudo jovem. Jovens de todas as idades passeiam e se divertem na rua principal que margeia a praia. Muita vida, diversão, alegria.

Desde pais com filhos. até grupos de jovens que saiam a procura de divertimento em casas onde pudessem dançar e paquerar. Mas isso passando também pelas inúmeras pessoas da terceira idade que passeavam com suas bicicletas, ou até de andador, mas nada que as fizessem se sentir mais velhas do que qualquer um que passasse por elas. Fantástico.

Quanto às óperas, foi maravilhoso. O teatro ao lado do lago é estupendo. A paisagem é encantadora. Fomos assistir Tosca e Madamma Buterfly. Ambas com artistas talentosos tantos nos palcos cantando como os músicos que meio que escondidos, davam toda a alma do espetáculo. Lá é meio frio, pois é aberto, perto do lago e ainda bem mais para cima, portanto, aconselho levar um casaquinho. Isso foi por experiência própria, morri de frio no primeiro dia.

Entre os vales e colinas fomos em um primeiro momento encontrar Firenze, Lucca, Vinci, Pescia, Collodi e a sua querida Siena. Sim, fomo ao Palio de Siena. Que coisa linda, que aura emocionante fica a cidade no dia. Desfiles das contradas pela cidade inteira até o momento auge do evento, a corrida.

É muito emocionante ficar no meio daquela praça, cheio de gente ao seu redor para ver tudo acontecer. Roupas medievais, gestos medievais, alma medieval. Você se transporta realmente para uma época em que nunca esteve, mas agora posso dizer, estive sim e foi lindo!

Voltando para perto do mar, fui à cidades entre Viareggio e Carrara. Me deliciei com o Lardo de Collonata, que no primeiro momento parece algo terrível, mas só provando para saber o quanto é saboroso, como derrete na boca. E ainda fui conhecer algo que nunca imaginei ir, as Caves de Mármore.

Muito legal ouvir as explicações de como é extraído esse que é um produto tão caro e cobiçado pelo mundo inteiro. Fiquei literalmente envolta por ele. Era mármore no chão, nas paredes, no teto, tudo ao meu redor era mármore. Não dava para dizer que tal coisa na parede não era essa pedra maravilhosa. Emocionante e interessante o passeio.

Em um segundo momento fomos à Sansepolcro, nosso segundo lugar de apoio, mas este com somente duas noites. Deu para aproveitar bastante, deu até para voltar à Arezzo, cidade tão linda.

Em Sansepolcro é que conheci uma senhora que para sempre ficará no coração. Um doce de pessoa que desde o inicio foi simpática, atenciosa, parecia que nos conhecíamos fazia tempo. Foi ela quem me apresentou ao hotel que ficamos. Uma construção medieval que foi casa de vários nobres. Me contou histórias reais incríveis, todas vividas em uma época distante, mas naquele mesmo local.

Bem, foi isso. Saudade de tudo. Passou rápido. Sair de lá foi melancólico. Queria ter ficado mais, mas fica para a próxima. Novos sonhos. Sempre haverá algum sonho para se viver na Toscana. Nunca deixe de vivê-los, pois assim sempre serão reais.

Um grande beijo,

Flavinha

* A imagem que ilustra o post é da cidade de Vinci e pertence ao arquivo pessoal da Flavinha!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores