Arte contemporânea e os espelhos de Pistoletto
Um dos mais consagrados artistas do cenários contemporâneo internacional de artes, Michelangelo Pistoletto, foi convidado pelo Centro Contemporâneo de Cultura Strozzina, de Florença, para realizar uma obra em homenagem à arquitetura renascentista florentina.
As obras do artista italiano fazem parte do acervo dos mais célebres museus de arte moderna e contemporânea em todo o mundo, entre eles o MOMA e o Guggenheim, em New York; o Beaubourg, em Paris; o Museo Reina Sophia, em Madrid; o MACBA, em Barcelona e o Tate Modern, em Londres.
Pistoletto participou ainda de 11 edições da Bienal de Veneza e 4 da Documenta de Kassel, duas das mais renomadas mostras mundiais de arte. Inúmeras mostras pessoais também fazem parte de sua biografia (veja o site oficial do artista).
Agora ele integra o projeto idealizado pela Fundação Palazzo Strozzi, em colaboração com a sua fundação, a Cittadellarte e com a Galleria Continua de San Gimignano/Pequin/ Le Moulin (veja o site) - uma parceria com o Castello di Ama para a Arte Contemporânea, em Gaiole in Chianti.
A instalação "Grande Cubo Specchiante" (Grande Cubo Espelhado) que poderá ser visitada entre 1º de outubro e 23 de janeiro de 2011, é uma estrutura cúbica, revestida externamente por chapas de aço e internamente, por espelhos. O conceito da obra é propor um local de reflexão e meditação, criando um percurso que dará aos visitantes a sensação de viver em um local sem limistes, infinito.
No centro do espaço, a conhecida obra de Pistoletto, "Metrocubo di Infinito", de 1966, constituída de superfícies externamente opacas e internamente espelhadas, eleva ao máximo as possibilidade de refração.
O espelho é um elemento fundamental na arte de Pistoletto e representa a extensão física e intelectual da mente, tornando visível o que normalmente não é ao olho humano, oferecendo uma visão da totalidade.
O Castelli di Ama para a Arte Contemporânea, é um interessante projeto que surgiu em 2000, fruto de uma parceria entre Lorenza Sebasti e Marco Pallanti, donos da vinícola Castello di Ama e da Galleria Continua.
Famosos artistas internacionais realizaram obras que dialogam com o espírito do pequeno borgo medieval de Ama, nas colinas de Siena. Pistoletto, Daniel Buren, Giulio Paolini, Kendell Geers, Anish Kapoor, Chen Zhen, Carlos Garaicoa, Nedko Solakov, Cristina Iglesias e Louise Bourgeois foram alguns dos nomes que deixaram suas reflexões pessoais sobre este contexto. As obras podem ser visitadas mediante reserva prévia.
Infos:
Castello di Ama per l’Arte Contemporanea
Castello Di Ama, 53013 - Gaiole in Chianti, Siena
arte.castellodiama.com
T: +39 0577 746031 - F: +39 0577 746849
arte@castellodiama.com
*Fontes: Intoscana.it, site oficial de Pistoletto, site oficial da Galleria Continua e site Castello di Ama