Arte contemporânea e os espelhos de Pistoletto

Roberta Ristori Reply 07:23

Um dos mais consagrados artistas do cenários contemporâneo internacional de artes, Michelangelo Pistoletto, foi convidado pelo Centro Contemporâneo de Cultura Strozzina, de Florença, para realizar uma obra em homenagem à arquitetura renascentista florentina.

As obras do artista italiano fazem parte do acervo dos mais célebres museus de arte moderna e contemporânea em todo o mundo, entre eles o MOMA e o
Guggenheim, em New York;  o Beaubourg, em Paris; o Museo Reina Sophia, em Madrid; o MACBA, em Barcelona e o Tate Modern, em Londres.

Pistoletto participou ainda de 11 edições da Bienal de Veneza e 4 da Documenta de Kassel, duas das mais renomadas mostras mundiais de arte. Inúmeras mostras pessoais também fazem parte de sua biografia (veja o site oficial do artista).

Agora ele integra o projeto idealizado pela Fundação Palazzo Strozzi, em colaboração com a sua fundação, a Cittadellarte e com a Galleria Continua de San Gimignano/Pequin/ Le Moulin (veja o site) - uma parceria com o Castello di Ama para a Arte Contemporânea, em Gaiole in Chianti.

A instalação "Grande Cubo Specchiante" (Grande Cubo Espelhado) que poderá ser visitada entre 1º de outubro e 23 de janeiro de 2011, é uma estrutura cúbica, revestida externamente por chapas de aço e internamente, por espelhos. O conceito da obra é propor um local de reflexão e meditação, criando um percurso que dará aos visitantes a sensação de viver em um local sem limistes, infinito.

No centro do espaço, a conhecida obra de Pistoletto, "Metrocubo di Infinito", de 1966, constituída de superfícies externamente opacas e internamente espelhadas, eleva ao máximo as possibilidade de refração.

O espelho é um elemento fundamental na arte de Pistoletto e representa a extensão física e intelectual da mente, tornando visível o que normalmente não é ao olho humano, oferecendo uma visão da totalidade.

O Castelli di Ama para a Arte Contemporânea, é um interessante projeto que surgiu em 2000, fruto de uma parceria entre
Lorenza Sebasti e Marco Pallanti, donos da vinícola Castello di Ama e da Galleria Continua.

Famosos artistas internacionais realizaram obras que dialogam com o espírito do pequeno borgo medieval de Ama, nas colinas de Siena.
Pistoletto, Daniel Buren, Giulio Paolini, Kendell Geers, Anish Kapoor, Chen Zhen, Carlos Garaicoa, Nedko Solakov, Cristina Iglesias e Louise Bourgeois foram alguns dos nomes que  deixaram suas reflexões pessoais sobre este contexto. As obras podem ser visitadas mediante reserva prévia.

Infos:
Castello di Ama per l’Arte Contemporanea
Castello Di Ama, 53013 - Gaiole in Chianti, Siena
arte.castellodiama.com
T: +39 0577 746031 - F: +39 0577 746849
arte@castellodiama.com

*Fontes: Intoscana.it, site oficial de Pistoletto, site oficial da Galleria Continua e site Castello di Ama

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores