Florença alucina? Novas pesquisas sobre a Síndrome de Stendhal

Roberta Ristori 3 08:03

Falar em Florença traz à tona a polêmica da Síndrome de Stendhal, sobre a qual já comentei anteriormente aqui no blog. As reações provocadas no organismo diante da grandeza de algumas obras de arte poderiam levar até à confusão mental, de acordo com a Dra. Graziella Margherini que a diagnosticou pela primeira vez em 1989.

Pelo visto, trata-se de um assunto que não intriga apenas a mim, que confesso não ter ainda chegado a uma conclusão sobre o tema, embora me pareça, a primeira vista, um tanto exagerado. Uma recente matéria de Ilaria Giannini para o site intoscana.it, conta as conclusões dos novos estudos a respeito.

Segundo resultados parciais de uma pesquisa conduzida em Florença durante a mostra "Nello Specchio della Meraviglia", de Luca Giordano, no Palazzo Medici Riccardi, o deslumbramento diante das obras-de-arte seria capaz de provocar mudanças no batimento cardíaco e na frequência respiratória, mas não desmaios e alucinações.

O projeto conduzido por pesquisadores da CNR de Pisa e pela faculdade de medicina de Florença, começou no dia 29 de julho e será concluído no próximo dia 31. Até o momento, 190 visitantes submeteram-se aos testes médicos, a maioria, mulheres.

Ainda que o material obtido necessite de alguns meses para ser cuidadosamente analizado, os pesquisadores afirmam que embora Síndrome de Stendhal não tenha se manifestado claramente entre os indivíduos monitorados, muitos casos mostraram aceleração do batimento cardíaco.

A pesquisa mensurou principalmente, a frequência cardíaca diante a imagens, símbolos e sons, a fim de registrar a reação do sistema psicossomático e o andamento das emoções durante o percurso.




3 comentários

muito interessante! já tinha ouvido falar nesta sindrome mas não sabia direito o que era.

Pois é, Roberta, vc acredita que eu passei mal quando visitei "Il David"!??? Primeiro meu coração disparou no peito e eu senti minhas mãos frias e tremendo. Depois, enquanto fui me aproximando da obra senti um pouco de tontura e comecei a chorar muito. Não desmaiei, mas precisei sentar-me para recuperar o ar!Fiquei ali olhando por um longo tempo... David me impressiona desde a adolescência, quando o via nos livros de história da Arte.Quando voltei de Firenze, desenhei um quadro lindo de David para colocar em minha sala e nunca mais me esquecer de tudo o que senti.
É isso.
Bacio per te!

@Paty - Também acho um assunto bem interessante! Mas, ainda acredito que seja mais mito do que realidade, aliás, parece q essa nova pesquisa esteja mesmo indo nessa direção! Beijos e ótima semana!

@Lili - Querida, acho que a emoção é natural mesmo diante de obras de tanta beleza, como o seu exemplo do David e muitas outras. Eu mesma cheguei as lágrimas na minha primeira visita a Uffizi. Só acho que daí até chegarmo a tal Síndrome, tem uma boa distância! Estou curiosa quanto as conclusões finais da pesquisa. Assim que souber de alguma novidade conto correndo aqui no blog! ;) Baci e ótima semana para vc!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores