Setembro de festas e vinho na Toscana!

Roberta Ristori 3 07:30

Setembro é o mês da vindima na Toscana, portanto, ótimo período para visitas à vinícolas e outros eventos dedicados à enologia. O verão termina, mas as festas continuam no meio das paisagens outonais!

Entre 9 e 12 de setembro, na estrada do vinho do Chianti Classico, mais precisamente em Greve in Chianti, acontece a 40ª edição da Expo do Chianti Classico. Várias manifestações culturais e artísticas, além de visitas e degustações em diversos estabelecimentos e passeios pelas melhores vinícolas.

De 23 a 26 de setembro, em Rufina, mais uma edição de Bacco Artigiano. No centro das atenções o Chianti Rufina DOCG e o Pomino DOC. No sábado, o centro de Florença entra na festa com o desfile do "carro maluco", puxado por bois e carregado dos tradicionais "fiaschi impagliatti" (as garrafas bojudas e com a base recoberta de palha, típicas do Chianti).

No dia 26 de setembro acontece a Festa da Uva, em Impruneta. Um domingo inteiro para aprender mais sobre o bom vinho. Desfiles de carros alegóricos, mostras, mercados ao ar livre e degustações no Loggiato del Pellegrino.

Entre 30 de setembro e 3 de outubro é a vez da primeira edição de Wine Towns, com Florença no papel de capital mundial do vinho (leia aqui).



Na estrada do vinho das Colinas Lucchesi, acontece até 8 de setembro, em Montecarlo, a Montecarlo Walking (veja o programa aqui), uma oportunidade de realizar visitar guiadas à vinicolas e conhecer percursos enoturísticos.

Castelnuovo Berardenga, realiza sua Festa da Uva entre 22 e 26 de setembro, a vez de redescobrir sabores do passado.

Em todo o território, as vinícolas do mocimento do turismo vitivinícola abrirão as portas no primeiro sábado de cada mês, com a iniciativa "Sabato on Wine". No dia 19  de setembro, "Benvenuta Vendemmia" (bem-vinda vendemia) será uma grande festa para marcar a colheita da uva (veja mais no site - em inglês).

Para acompanhar os excelentes vinhos da região, pratos saborosos e tradicionais: diversos eventos acontecem como o "Gioco del Cacio", em Pienza, o "Tesori e Sapori", em Prato e muitos outros na província de Lucca, como a "Fiera del Formaggio" (feira do queijo), em Castelnuovo Garfagnana, "Norcini a Castello" em Ghivizzano Castello e "Ricchezze del Bosco", em Sillano.

Para os que quiserem se aprofundar no tema enoturismo e conhecer melhor todo o pontencial da região, com todas as informações detalhadas, podem baixar no iPhone a APP MTVino. Lá é possível vizualiar a lista completa de todos os estabelecimentos associados ao Movimento del Vino Nazionale. Veja aqui outras informações.

*Fonte: turismo.intoscana.it





3 comentários

Adorei as dicas. Tentei ir a Toscana este ano, mas infelizmente não deu. Quero ver se consigo ir até outubro. E, setembro me pareceu uma boa época! ;)

Clarissa, adorei receber sua visitinha por aqui! = ) Seja muito bem-vinda ao Giro!
Setembro e outubro são dois períodos bem agradáveis para visitar a região, eu adoro! Se por acaso estiver por lá em outubro, talvez possamos nos encontrar, na metade do mês já devo estar em Florença!
Beijo!

Oi Roberta! Adoro seu blog e estou lendo todos os posts :)
Vou passar 10 dias na Toscana em Setembro, gostaria de saber se você tem sugestão de algum Tour nas viniculas da região de Chianti. Obrigada!!!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores