Chegar e sair da Toscana - avião ou trem?

Roberta Ristori 8 08:03

Recentemente um leitor do blog me fez uma pergunta simples, mas bastante útil que acho que pode servir como dica para todo mundo.

A dúvida era se para chegar em Roma, a partir da Toscana, deveria pegar o trem em Florença, ou se poderia fazer o mesmo a partir de Siena.

Das duas cidades partem trens diários para a capital italiana com boa frequência e a viagem dura cerca de 3 horas. Entretanto, existem duas vantagens em partir de Florença: existem trens diretos, ou seja, sem necessidade de trocas (cambio) e a possibilidade de pegar um dos trens de alta velocidade, obviamente mais caros, mas que diminuem o tempo em trânsito para algo em torno de 1h20'.

Partindo de Siena, será necessário fazer a troca de trem que normalmente acontece em Chiusi, ou Grosseto. O problema é que se estiver com uma quantidade razoável de bagagem, isso pode ser bem cansativo.

Algumas estações nao dispõem de elevador, o que significa que você deverá sair do primeiro trem, descer uma escadaria arrastando suas malas e subir uma outra para chegar na plataforma onde pegará o segundo trem.

Além do cansaço, essa opção tem um agravante, é possivel que o intervalo entre a chegada do primeiro trem e a partida do segundo seja bem pequeno. Resumindo: correria nas escadas entre os binarios (plataformas), subir e descer escadas correndo e cheio de malas! Cheque o
site da Trenitalia antes de viajar, pode ser até que consiga uma promoção para os trens de alta velocidade.

Outra possibilidade: se o seu avião chegar e/ou partir de Roma, pense na possibilidade de adquirir o trecho até a Toscana. Quando você compra o bilhete, a diferença de preço ao incluir essa perna a mais, seja Roma/Florença, ou Roma/Pisa, é bem pequena. As viagens são muito rápidas (cerca de 50') e você não precisa carregar a bagagem.

8 comentários

Roberta , como sempre seu blog tem um conteúdo bem interessante .
O turista ou melhor o viajante brasileiro sofre muito este problema de carregar as malas ! Trenitalia acaba de lançar uma iniciativa juntos com TNT chamada de " bagagem fácil" , que permite despachar com 20 euro uma mala de uma cidade para outra ..
abraços
Luca

Obrigada, Luca!
Não sabia dessa iniciativa da Trenitalia, te agradeço por compartilhar essa dica conosco!
Abraço!

Olá, Roberta! Estou indo para a Toscana na Páscoa e gostaria de tirar uma dúvida com vc: vc recomendaria chegar em Milão ou Roma para ir à Florença? Estou em dúvida pq não conheço Milão ainda e talvez fosse uma cidade em q valesse a pena parar. O inconveniente de ir direto para Florença (como vc falou) é q só a Alitalia faz isso e está sendo a opção mais cara.
Obrigada e parabéns pelo útil e maravilhoso site!
Janine

Oi Janine,
Tudo bem?
Seja muito bem-vinda ao blog! Fico muito feliz que tenha gostado e espero que as dicas possam ajuda-la!
Milao certamente é uma belissima cidade, portanto, se ja conhece Roma, pode ser uma boa opçao para chegar à Italia. Te aconselho apenas a checar se depois quer ir ate Florença de aviao ou de trem e combinar as opçoes disponiveis às datas que deseja viajar.
Nao tenho certeza, porque isso muda o tempo todo, mas acredito que existam mais opçoes, ao menos de voo, partindo de Roma do que de Milao.
Qualquer duvida, é so "gritar"! ; )

Olá Roberta, achei seu blog muito interesante e util. Estou indo a Italia em abril e tenho uma duvida sobre os trens. Se eu faço uma viagem ida e volta no mesmo dia, por exemplo: ROMA/NAPOLES/ROMA, posso usar o mesmo bilhete para voltar ou devo comprar a volta? Agradeço se puder me ajudar
Ana

Olá Roberta, postei um comentario em 25 de fevereiro mas voce ainda não respondeu. Se pudesse gostaria de um retorno, me seria muito util.
Obrigada, Ana

Oi Ana,
Tudo bem?
Desculpe a demora na resposta, correria!
Seja muito bem-vinda ao Giro pela Toscana.
Sobre a sua pergunta: sim, o mesmo bilhete nao serve para a volta a menos que compre "andata/ritorno". Ainda que seja no mesmo dia, é necessario um outro bilhete! As vezes existem promoçoes que fazem descontos para "andata/ritorno" no mesmo dia, é preciso se informar sobre o periodo em que deseja viajar no site http://www.trenitalia.it.
Abraços e otima viagem!

Olá! Adorei o blog, tem muitas dicas boas. Estou indo pra Itália e vou de Roma para Toscana. De trem só é possível ir até Florença não é? E de Florença para Toscana, como faço? Muito obrigada. Paloma

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores