Florença - gigantesco wine bar a céu aberto!

Roberta Ristori 2 08:42

Um evento delicioso colocará Florença sob os holofotes mundiais da enologia em setembro! A cidade que já faz parte da Great Wine Capitals e foi destaque na 7ª edição do "Best of Wine Tourism" (leia mais), sediará o "WineTownFirenze" entre 30 de setembro e 3 de outubro.

O evento que deve tornar-se anual, é organizado pela Comune de Florença e pelo comitê Wine Town Firenze, do qual faz parte a Associação Italiana Sommelier Sessão Toscana (AIS) - de onde virão todos os sommeliers que tomarão parte nas degustações e programas (encontros, workshops, entre outros) que serão realizados em praças, monumentos, palácios e jardins do centro histórico.

A cidade deve virar um gigantesco "wine bar" a céu aberto e a simples idéia de degustar vinhos rodeada por aquelas paisagens estonteantes já me faz perder o fôlego! Várias locações itinerantes receberão nomes relativos ao mundo da enologia, para deixar tudo ainda mais interessante.

As degustações serão oferecidas pelas vinícolas e adegas espositoras por meio de um "WineCard" pré-carregada pelos visitantes. Quem estiver a fim de fazer parte dessa festa digna de Bacco compra o cartão e depois é só encontrar no mapa  o quiosque das empresas vinícolas presentes para degustar qualquer um dos vinhos selecionados.

O WineCard custa 10 euros e é carregada com 5 pontos, dá direito a uma taça (1 ponto) e um número de degustações de diversos vinhos, de acordo com o escolhido. Cada degustação tem um custo mínimo de 1 ponto. O WineCardGold custa 30 euros e além dos 5 pontos para degustação, dá direito a alguns outros serviços.

Os cartões também prevêem descontos para visitas aos Museus da cidade, para o  uso de ônibus e utilização dos estacionamentos. O evento é voltado não apenas aos sommeliers e compradores profissionais, como também aos amadores, gourmets, conoisseurs, jornalistas e turistas de todo o mundo em busca da arte de viver italiana.

Os percursos do WineTown acontecem por meio de 10 linhas, além de outros muitos percursos sensorias deidcados aos "vinhos de autor" subdivididos por tipologia. Cada linha é ligada a uma casta de uva: Sangiovese, Aleatico, Ansonica, Cabernet, Vermentino, Vernaccia, Merlot, Sirah, Moscato e Chardonnay.

A Piazza Pitti hospedará as outras 8 capitais mundiais do vinho que compõem a
Great Wine Capitals - Boudeaux, na França; Bilbao/Rioja, na Espanha; Christchurch, na Nova Zelândia; Cidade do Cabo, na África do Sul; Mainz, na Alemanha; Mendoza, na Argentina; Porto, em Portugal e San Francisco/Napa Valley, nos EUA - suas produções, seus vinhos e informações de seus territórios.




2 comentários

Amei a dica! Eu amo vinhos, mas este não sera possivel estar presente! :))

Eu também não poderei conferir esse de perto, Vivi! :( Mas, tudo bem, como tudo indica o evento será um sucesso e poderemos participar nos próximos anos! rsrsrs ; ) Adorei a visita! Beijos!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores