Os melhores do Enoturismo em Florença

Roberta Ristori Reply 08:08

As empresas vitivinícolas de Florença receberam na última semana, os prêmios da sétima edição do "Best of Wine Tourism". O turismo do vinho vem crescendo no mundo todo e mobiliza cerca de 6 milhões de viajantes ao ano para a Italia, o que resulta em cerca de 3 bilhões de euros.

O reconhecimento é  concedido pela rede internacional "Great Wine Capitals", a qual além de Florença, pertencem também Boudeaux, na França; Bilbao/Rioja, na Espanha; Christchurch, na Nova Zelândia; Cidade do Cabo, na África do Sul; Mainz, na Alemanha; Mendoza, na Argentina; Porto, em Portugal e San Francisco/Napa Valley, nos EUA.

A categoria melhor restaurante do vinho teve como vencedor (mundial) o Castello del Trebbio - La Sosta del Gusto. A Casina di Cornia, foi premiada por suas práticas sustentáveis, enquanto o Castello de Brolio - Barone Ricasoli, ficou com o prêmio arte e cultura.


As melhores acomodações foram as do Castello di Gabbiano, Castelo di Vicchiomaggio e Salvadonica - Borgo del Chianti (Special Jury Award) e os Castello di Verrazzano e Villa Poggio Torselli
(Special Jury Award), foram premiados pela sua arquitetura, parques e jardins. A Villa Petriolo foi vencedora da Innovative Wine Tourism Experiences.

Por falar em Castello di Brolio, esses dias, folheando a revista Adega, dei de cara com uma interessantíssima entrevista do 32º Barão de Ricasoli, Francesco Ricasoli, assinada por Christian Burgos.

O controle da vinícola saiu das mãos da família nos anos 70 e foi retomado somente em 1993. O vinho que tinha tornado-se ruim, recuperou todo o seu prestígio e em 2002 foi considerado a melhor vinícola italiana pelo Gambero Rosso.

O barão anuncia ainda uma grande novidade: no ano que vem, será lançado um Cru (vinhedo específico ou terroir que produz um vinho de características particulares) de Chianti Classico, puro Sangiovese. Segundo ele, foram investido 35 milhões de euros na operação e o resultado deve ser um vinho invrível.


Seguem os links de cada um dos vencedores para os sortudos que puderem conferir "in loco":

Great Wine Capitals
Castello del Trebbio
Casina di Cornia

Castello di Brolio
Castello di Gabbiano
Castello di Verrazzano
Castello di Vicchiomaggio
Salvadonica
Villa Petriolo
Villa Poggio Torselli




Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores