Passione antiga

Roberta Ristori 2 08:52

Estreou ontem a nova novela das 21h da Globo - "Passione", de Silvio de Abreu e direção de Denise Saraceni. Segundo o próprio autor, a trama que tem como pano de fundo a Toscana, deve ser "divertida, envolvente, lúdica e com um clima de suspense".

Pelo quanto se pode ve no primeiro capítulo, parece que cumprirá realmente tudo o que promete. A fotografia está linda e foram exibidas lindas imagens da Toscana.

Embora eu admita que não sei ser imparcial quando se trata da minha amada região, não me lembro de nenhuma outra atração televisiva estrear em meio a tanta expectativa e gerar tantos comentários, tanto nas mídias tradicionais, quanto nas comunidades de relacionamento.

A verdade é que o brasileiro vive um caso de amor antigo com a Itália e a Toscana realmente é uma das imagens mais fortes na mente das pessoas quando se fala na "Grande Bota" - campos dourados de feno, os girassóis, as papoulas vermelhas florescendo em meio ao trigo, seus vinhos, as artes, enfim - ainda que, algumas vezes, não saibam de imediato que se trata da região.

As chamadas da novela são lindas e envolventes, com imagens maravilhosas não apenas dos tradicionais pontos turísticos, como também de San Galgano e outros tantos lugares espetaculares. A febre pela região já começou e já tem muita gente com viagens programadas, ou em fase de planejamento.

Tenho notado um "intercâmbio apaixonante" muito grande em relação ao Brasil que me deixa muito feliz. Por exemplo, Caetano Veloso fará um show em Sesto Fiorentino no dia 29 de junho, nossa capoeira tem feito tanto sucesso em Florença, que foi atração tanto na Notte Bianca, quanto na Notte Blu (leia mais).

Além da novela, a região tem sido notícias constantemente na TV brasileira. Apenas aqueles que me recordo de memória: a BatBox, alternativa ecológica para combater mosquitos criada em Florença, estava na home da Uol esses dias e minha amadíssima Siena e a região do Chianti foram alvo de uma excelente reportagem de Ilzi Scamparini, no Jornal Hoje, na última sexta-feira (veja a matéria aqui).

Não podemos nos esquecer do café, cujo cultivo foi uma das principais fontes da riqueza de São Paulo e que é uma grande tradição na Itália. Por aqui, influenciados pela cultura italiana, a bebida ganha cada vez mais espaço, com a abertura de casas especializadas e baristas de renome.

Agora, no horário nobre da Globo, essa paixão só tende a crescer e entupir ainda mais os vôos Brasil-Itália. Acredite em mim, você pode até não gostar de novela, mas as paisagens exibidas vão seduzí-lo. A escolha de Sílvio de Abreu foi genial e reflete um dos momentos mais belos dessa paixão Brasil-Toscana!

2 comentários

Ciao, Roberta!!! Mais uma vez, passando pelo seu lindo blog para apreciar suas palavras tão deliciosas, que me levam de volta à Toscana! Assisti ao primeiro capítulo da novela ontem e, acredite, fiquei até com falta de ar!!! Acho que "Stendhal" estava em espírito na minha sala e segurou a minha mão naquele momento! (kkkkk!!!)
Tenho pensado muito nos caminhos que percorri pela Toscana, em especial a minha Firenze, cidade singela, arística e mágica. Ontem mesmo postei sobre o "Panforte" de Siena, e hoje, aqui estou eu a lhe confidenciar toda a minha saudade da Itália. Abraço da Lili!

Ciao, Lili! Que bom receber sempre suas visitas por aqui! = )
Pois é, aquelas paisagens ontem foram golpe baixo! rs
Uhmmm, agora fiquei com vontade de comer Panforte! rs Vou passar lá para ver seu post!
Nem me fale em saudade, ando que não me aguento, até dói! rs
Beijos!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores