Pairando no infinito: as mais lindas praias da Toscana

Roberta Ristori Reply 09:11

 Semana passada fui convidada pela Barbara Bueno (muito obrigada!) para escrever um post para o Around Tuscany que foi publicado na última sexta-feira. Segue a versão traduzida do texto onde conto um pouco sobre o meu amor pela costa toscana. Clique aqui para ver o mapa interativo que criei no Google com fotos e mais informações sobre as mais lindas praias da Toscana!

Pairando no infinito

Na Versilia e na lindíssima Ilha de Elba vivi alguns dos dias mais espetaculares da minha vida. O verão na Toscana é intenso, mágico, inspirador.

Uma jornada em Elba, um bate-volta a partir de Siena, cheio de imprevistos, milhões de câmbios de trens (prefira o carro neste caso!), mas contemplar Marciana Marina vale cada segundo de estrada!

Depois de mais ou menos 3 trens, pegamos o barco em Piombino rumo à Portoferraio, capital da Ilha. O grupo era grande, cerca de 20 jovens que decidiram, de repente, visitar o local. Embora cansativa, toda a viagem foi diversão, especialmente a travessia de barco, é um convite à aproximação com o mar tranqüilo e até algumas aves aquáticas como companhia.

Elba é um espetáculo muito maior do que podia imaginar. Subestimei-a e me surpreendi.  Uma linda surpresa escondida no Arquipélago Toscano. E a opinião de um brasileiro sobre uma praia é sempre um pouco dura, crítica, uma vez que temos um imenso e lindo litoral, mas Elba é exuberância.

A natureza luxuriante e a arquitetura que se integra com singeleza ao panorama vão quebrar suas convicções em relação as mais lindas praias do planeta. A doçura de uma atmosfera intacta onde tudo se harmoniza. Um quadro pintado por mãos hábeis.

Na chegada, uma “missão” interessante – restabelecer o contato entre duas amigas que não se viam há tempos – uma brasileira e outra italiana, me guiou por caminhos hipnotizantes. Tinha uma carta para entregar e nenhum endereço, apenas uma breve indicação da direção.

Habitantes da ilhas, pessoas extremamente gentis, me ajudaram a encontrar o local certo. Passei de casa em casa, todas simples e incríveis até, finalmente encontrar meu destino. Tristeza momentânea, a senhora não estava, tinha saído para levar o marido ao hospital. Deixei a carta com a vizinha que prometeu entregá-la.

E por entre os caminhos que a velha amizade me ensinou, deparei-me com lugares que creio que não teria conhecido de outro modo. Percorri pequenas ruas floridas que contornavam uma encosta de pedras, belas casas em tons pastéis e o mar de um ângulo muito, muito privilegiado. Sorrisos trocados, uma alegria que se respira. Paisagens emocionantes e inesquecíveis.

Já a Versilia é efervescente. Milhões de opções de diversão noturna, jovens por todas as partes, encantos diferentes. Um passeio pelo “pontile” de Lido de Camaiore ou um pôr-do-Sol no porto de Viareggio são experiências que recomendo a todos.

O porto de Viareggio é decididamente um dos meus lugares favoritos por ali.Talvez por ter sido palco de alguns dos momentos mais românticos da minha vida. O mar cor de prata em contraste com um céu lindamente rosado, uma cerveja gelada sentada nas pedras, simpáticos “pescadores fotógrafos”.

Conversas ao acaso, novos “amigos” e uma história que parece que vai durar para sempre, pairando sobre o mar plácido enfeitado por pequenos barcos no horizonte. Universo paralelo, onde a realidade é apenas um detalhe e o momento é vivido plenamente.

Composição que desperta os mais belos sentimentos e memórias eternas. Perfeição feita de encantos, da beleza estarrecedora da Toscana, saudade...

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores