10 coisas que você deve fazer na Toscana!

Roberta Ristori 17 07:27

1. Conhecer uma vinícola e participar de uma degustação de vinhos. Com tantos vinhos maravilhosos na região - Brunellos, Chiantis e Nobile di Montepulciano, apenas para citar alguns,  o enoturismo se faz presente em todas as partes. Percorra as estradas do vinho (leia aqui), reserve uma excursão em alguma "fattoria", mas não perca essa oportunidade maravilhosa!

2. Participar de alguma festa ou manifestação tradicional para sentir na pele a cultura e observar a vida local. Existem muitas, durante todos os períodos do ano! Confira o calendário no site oficial do turismo na Toscana - intoscana.it e leia mais aqui.

3. Sentar num café e ver a vida passar, melhor ainda se for algum café histórico como o De Simo, em Lucca, preferido de Puccini  e meu também! Os italianos tem toda uma "cultura" em relação ao café, por exemplo, os capuccinos e qualquer outro que leve leite na receita, só deve ser bebido pela manhã. Leia esse artigo de Lee Marshal no London Guardian, é divertido e bem interessante. Quem o descobriu fui a querida Giulietta Biraghi e o publicou no Twitter há algum tempo atrás!

4. Experimentar os sorvetes! Todos os dias. Prove todos os sabores, em todos os lugares pelos quais passar, nada melhor do que os legítimos "gelati italiani", acredite em mim, você sentirá falta deles quando estiver de volta. Quem estiver em Florença entre 28 e 31 de maio, aproveite porque a cidade hospedará o Festival do Gelato, leia mais aqui.

5. Conhecer a  Ilha de Elba, a Versilia e a Maremma. Acabar com o preconceito bobo de que praias bonitas só no Brasil e no Caribe e dar uma chance para as lindas praias da região!

6. Experimentar uma refeição completa (antipasto, primo piato, secondo piato, contorno, dolce e de preferência, cantucci con Vin Santo para arrematar!) num bom restaurante toscano. No dia seguinte compense o orçamento  e alegre novamente o paladar em uma loja de produtos típicos regionais.  Compre tudo que seu estômago mandar e improvise um piqueninque no seu quarto de hotel.

7. Presentear-se com um dia de compras e deslumbrar-se com a linda moda local. Inclua passeios pelos "mercati" e garimpe belas peças a preços muito, muito bons! Aproveite para comprar as lembrancinhas de viagem e presentinhos de última  hora.

8. Um passeio a cavalo ou de bicicleta pelos campos da Toscana  ou pelas muralhas de Lucca. Os cenários que ficarão registrados para sempre nos seus olhos e nas lentes de suas câmeras serão dos mais belos que você poderia obter!

9. Passar a mão no focinho do Porcellino. O "porquinho", na verdade, é a estátua de um grande javali que fica no Mercato della Paglia, em Florença. Reza a lenda, que quem acaricia o focinho do bicho, volta para a cidade. Na dúvida, todas as vezes que vou à Toscana, passo por ali para mimá-lo
. Por enquanto está dando certo!

10. Um beijo ao longo do Arno, em Florença. Este quesito dispensa comentários, deixo por conta da sua imaginação e romantismo!












17 comentários

Adorei!! Vou seguir todos, em Setembro!

Roberta adorei as dicas e preciso de um bom agente de viagem para reservar hotéis nessas cidades e que não seja muito caro, para este ano ainda. Seu site está maravilhoso.
bjs

@Fernanda ebaaa, que bom que gostou! Olha, recomendo mesmo que "cumpra" os 10 ítens, não vai se arrepender! rsrs ;) Se precisar de alguma dica é só escrever! Beijo!

@Jô que tal planejar a viagem sem agente? Olha, é super fácil fazer sozinha, sempre reservo meus hotéis pelo booking.com. É bom pq vc pode comparar preços, serviços e ainda ver a opinião das pessoas q já se hospedaram. Acho que fica mais econômico do que fazer por agência! Se precisar de ajuda com as cidades, outros planejamentos e tal, estou a sua disposição! Sou meio suspeita, viajei algumas vezes com agência e só me irritei, prefiro organizar tudo!
Beijo!

A Mão no focinho do Porcellino é ótima!! Mas sinceramente prefiro além de passar a mão, dar um abraço bem caloroso, tirar várias fotos, fazer com que ele "se sinta" amado e famoso. Louca eu?!! Pelo menos tá dando certo!! hehehehe. Bjs Adorei!!

Olá Roberta!
Descobri seu blog através do VnV e estou encantada!!!
Vou para a Itália em junho e pretendo ficar alguns dias em Florença e conhecer também Siena, Pisa, Lucca..
Como a base é Florença e estarei sem carro, o que sugere em termos de dias/logística entre as cidades?
Em 2-3 dias o que dá para conhecer utilizando trem?
Preciso de uma indicação de hotel em Florença, simples e bem localizado (Medici está esgotado).
Agradeço se puder me ajudar.

Oi Carla,
Quer dizer que já está acostumada com as excelentes dicas do Riq Freire no VnV? Que responsabilidade! rsrs.
Que bom que vc. gostou do Giro pela Toscana, seja muito bem-vinda! = )
Claro que posso te ajudar, até amanhã penso em alguma coisa específica de acordo com o q vc me pediu.
Pena q o Cosimo esteja lotado, é realmente um hotel incrível em termos de custo-benefício! Mas, fique tranquila que acharemos outras alternativas!
Me diga uma coisa, quanto tempo ao todo pretende ficar na Toscana? Vai chegar à região por qual cidade, Florença? De trem ou avião?
Abraços,
Roberta

Oi Carla, 2 outros hotéis onde vc. pode se hospedar em Florença já que o Cosimo está lotado: Martelli (http://www.hotelmartelli.com/) e Leonardo da Vinci (http://www.leonardodavincihotel.com/eng/index.asp). O primeiro é mais central, apesar do outro também não estar longe do centro histórico. Já me hospedei em ambos e tem bom custo benefício. Cheque também os valores no booking.com e hoteis.com, vale a pena dar uma olhada.
Para conhecer todas as cidades que vc. citou, aconselho que estenda sua permanência na Toscana para uns 5 ou 6 dias.
Também acho bacana, nesse caso, escolher duas "bases" - Florença e Lucca (ao lado de Pisa). Assim vc. aproveita mais e não perde tanto tempo dentro dos trens. De Florença a Siena, melhor ir de ônibus do que trem, a estação de Siena não fica no centro. De Lucca a Pisa é um pulinho. Baseada nessas duas cidades dá para passear bastante pela região!
Se precisar de mais alguma ajuda ou tiver dúvidas, pode escrevcer outra vez!
Abraços e ótima viagem!

Oi Roberta, obrigada pelas dicas, seu blog é incrível. Nesta primeira viagem à Europa escolhi a Itália para passar as férias com a minha irmã. Chegaremos em Veneza dia 31/05 e depois vamos à Florença/Roma/Pompéia/Costa Amalfitana/Sicília. Como planejamos sem agência e o roteiro é extenso, estamos atordoadas com tanta informação. Florença:2 dias(Accademia, Uffizi).. 2-3 dias pensamos em conhecer a região e voltar à Florença (base).
Qual cidades sugere em cada dia devido à logística dos trens e ônibus? Adoraria ficar mais tempo na Toscana mas temos dias contados para ir até a Sicília e voltar dia 25/06.
Vou checar os hotéis que me indicou!!!
Bjs,

Oi Carla,
Belíssimo roteiro! Acho que vão amar tudo!
Deixa eu ver se entendi, serão 2 dias só em Florença e mais 2 ou 3 dias p/ conhecer o resto da região, ou uns 3 dias ao todo?
Antes de tudo, faça reservas na Uffizi e Accademia, vai te poupar bom tempo de fila!
O centro histórico de Firenze vc. conhece caminhando, fácil e maravilhoso!
Se forem 3 dias ao todo, eu deixaria de lado Pisa e Lucca dessa vez. A partir de Firenze é fácil ir para Siena e outras tantas cidadezinhas próximas, dê uma olhada no post Planeje seu Giro, parte 1, 2 e 3. ali terá uma idéia melhor das distâncias e do que será possível encaixar no seu roteiro!
Qualquer dúvida, já sabe, escreva!
Beijos!

Oi Roberta!!!

São 2 dias em Florença (comprei os ingressos para Accademia e Uffizi) e mais 2-3 dias para conhecer a região.
Já imprimi e vou levar os posts Planeje seu Giro.
Um amigo de um primo vai nos levar para conhecer Poppi e talvez nos acompanhe pela região.
Quando eu voltar te conto como foi a viagem.
Beijos!!

Olá Roberta!
Descobri seu blog e gostaria de algumas informaçoes sobre a Toscana.
Vamos faze-la de carro a partir de Roma e coloquei no roteiro: Assis, Motepulciano, Pienza, Siena, San Gimignano, Firenze, Lucca, Pistoia e Pisa, Maranello e Bologna e Finalizando Veneza.
Nao faço a minima ideia de qto tempo ficar em cada local e se dá para fazer mais de e ou 3 lugares/dia. Voce pode me ajudar? Meu email é lia0412@hotmail.com
Agradeço muito sua ajuda.
Abs
Lia

Oi Lia, seja muito bem-vinda ao Giro pela Toscana!
Quanto as suas duvidas: Pienza e Montepulciano da para fazer no mesmo dia sim. Siena precisa de um dia exclusivo e acho que de repente pode ser uma boa programar uns dois ou tres dias ali e fazer passeios diarios, por exemplo, para Pienza, Montepulciano e San Gimignano. Para conhecer o minimo de Firenze, programe pelo menos 2 ou 3 dias so para ficar na cidade. Pisa e Lucca pode fazer no mesmo dia, metade para cada uma.
Acho que é isso!
Otima viagem!
Abraços.

Olá Robeerta,
Sou baiana, reido em Fortaleza e são Paulo. Gostaria de ter o seu email.
estou indo para a Toscana nos dias 4 a 10 de outubro. Qual a media da temperatura neste período?
Pretendo me deslocar para as priicipais cidades, tendo como base Florença(já conheço) de taxi ou trem. Responda-me por email,por gentileza.1 abr. CECINHA MENDONÇA

Oi Roberta!
Estou adorando o blog cada coisa que leio anoto no caderninho que irá comigo! kkk

Gostaria de algumas sugestões, estou indo para Itália e sozinha, é minha primeira viagem sozinha... frio na barriga...rs
Fico na Toscana por 6 dias, estarei hospedada em Florença, e tenho os dias em aberto.
Já vi pelos posts que não devo perder Siena e que o melhor é ir de ônibus.
Sou arquiteta e gosto muito de me preder pela cidade, tanto que já anotei as dicas do pequenas joias.
Enfim... gostaria de orientação de quais outros locais vizitar e coisas práticas como ser ir de ônibus ou de trem... onde achar estes ônibus...
Estou indo agora dia 16/04, fico primeiro em milão e chego em Florença no dia 27/04 ao dia 2/05.
Ahhh vi que terá a Notte Bianca, mas não consegui muitas informações sobre...
Outra coisa, devo comprar o ingresso da Galeria uffizi antes?
Alguma orientação de programas para uma mulher de 30 em florença... kkk

Desculpe tantas perguntas!!
Parabéns pelo blog!!
Super bjo
Marina

Oi pessoal... queria saber como foi a viagem da "MARINA"...tb gostaria de fazer esta viagem sozinha..mas tenho receio de me sentir só..ou ser perigoso... será?? abs

Oi Roberta, td bem?sou de goias e gostaria de saber onde me hospedar para seguir as dicas desses 10 roteiros. Outra coisa, acho que nao tem cia aérea que sai do Brasil e vai direto para Florença. Nesse caso, o que vc sugere? Obrigada. Regina

Oi Roberta! Obrigada pelas dicas. Eu sou de Goiás e devo viajar em novembro. Para fazer esses roteiros, onde me hospedar? Pelo que entendi, as cias aéreas que saem do Brasil vão para Roma primeiro, então como ir a Toscana? Obrigada!!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores