Planejamento de viagem - Parte 5 - O básico lá!

Roberta Ristori Reply 09:22

Queridos, este post é uma espécie de continuação do anterior, mas aqui as dicas são mais úteis quando você já estiver em solo italiano.

10) Horários diferenciados - Diferenciados para não dizer completamente malucos em relação aos nossos! A maioria das lojas funciona das 9h30 às 13h e de 15h30 (ou 16h!) às 20h. No verão, o atendimento costuma ser estendido até às 21h. Poucas lojas funcionam em "orario continuato", o que significa que não fecham para o almoço.

Por falar em almoço, se pensa em fazer uma refeição de verdade, fique atento aos horários dos restaurantes porque são bem menos flexíveis dos que os nossos. Brasileiros: esqueçam a possibilidade de comer o que quiser na hora que der na veneta! Os restaurantes dos postos de conveniência nas estradas só servem almoço das 12h às 13h, depois disso só lanche!

11) Onde comprar bilhetes de ônibus e cigarros - Os dois ítens podem ser adquiridos nos "tabacchi" (tabacaria), facimente identificáveis por uma placa com um "t" branco. Bilhetes de ônibus também podem ser encontrados em alguns bares ou bancas de jornais, normalmente próximos às paradas. Vale lembrar que o sistema de bilhetes de ônibus por lá é completamente diferente do brasileiro - leia aqui no blog um post com maiores informações.

12) Reservas de ingressos em museus -
As filas para os museus, sobretudo os maiores como a Uffizi e a Accademia, em Florença, costumam ser gigantescas, principalmente no verão. Ainda que você pague uma taxa extra pela "prenotazione" (reserva), acho que ainda sai mais barato do que perder duas horas de um dia na Toscana, embaixo do sol forte, esperando para entrar. 


Telefone de reserva para museus em Florença: 055 294883, em Siena é 0577 292614.  Nesta última, você pode adquirir um só bilhete para visitar o Museu Civico, a Pinacoteca Nazionale, o Complesso Museale del Santa Maria della Scala, o Duomo, a Libreria Piccolomini e o Archivio di Stato com o Museo delle Tavolette di Biccherna por preço reduzido - 13,50 euros. O ticket pode ser adquirido no escritório de turismo da Piazza del Campo.

13) Fotos em museus e igrejas - Dentro da grande maioria das igrejas e museus da Itália é terminantemente proibido tirar fotos. Normalmente na porta há uma placa informativa, na dúvida pergunte. Evite o constrangimento de ser surpreendido por algum guardinha de plantão.

Espertinhos, ainda que ninguém esteja olhando, não tentem burlar essa regra. O motivo da proibição não é apenas vender cartões postais do que você não pode fotografar, como muitos pensam. Com o tempo, os flashs podem danificar as obras de arte. Preserve o que você acha tão lindo de contemplar e traga com você na memória!

14) Sistema de pedágios nas auto-estradas -  Logo ao entrar, você pega um bilhete sem pagar nada. Aí percorre o trecho que precisa e, ao sair, entrega o bilhete e paga a quantia correspondente aos quilômetros percorridos.

15) Banheiros públicos - Banheiro público na Itália é pago, portanto é bom ter algumas moedas sempre a mão. Às vezes limpíssimo, outras nem tanto, bem parecido com a situação aqui no Brasil. Prepare-se: em algumas cidades menores você pode ter uma surpresa pouco agradável - cabines sem sanitários, apenas com um buraco no chão...

16) Mapa da cidade cartão do hotel antes de sair -
Medida de segurança básica para quem tem o senso de direção fraco como é meu caso! Antes de sair para conhecer a cidade peça na recepção um mapa e um cartão do hotel. Em tempo, normalmente não é preciso comprar um mapa, os fornecidos gratuitamente pelos hotéis costumam ser mais do que suficientes.

17) Sacolas em supermercados - Na Itália paga-se pela sacolinha plástica do supermercado, medida bastante ecológica na verdade. Não se preocupe, é um valor irrisório, algo em torne de 15 centavos, creio.

18) Devolução de impostos -
Quem reside fora da União Européia e faz compras com valor mínimo de 154,94 euros em uma mesma loja, tem direito ao reembolso VAT (IVA - imposto sobre valor agregado). Não esqueça de levar o passaporte e pedir formulário preenchido na hora da compra. 


A maneira mais simples e rápida de completar o processo e receber seu reembolso é entregar sua documentação no guichê da Global Refund no aeropoto na hora da partida. Veja informações detalhadas no site oficial da alfândega italiana (em inglês também).

Links úteis:


Italybus.it
- informações sobre linhas de ônibus, companhias e locais de partida

Polo Museale Fiorentino 
Museus Pisa
Alfândega Italiana




Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores