Planejamento de viagem - Parte 4: O básico antes de ir

Roberta Ristori 1 10:52

1) Fuso horário - A rigor a Itália tem 4 horas a mais que o Brasil, no entanto, durante o horário de verão italiano (março a outubro), a diferença aumenta para 5 horas, enquanto que quando estamos no horário de verão, a diferença diminui para 3 horas. Resumindo: HOJE temos 4 horas a menos que na Itália! Na dúvida confira o site The World Clock ou o 24Time Zones.

2) Troque dinheiro no Brasil - Certamente antes de viajar você terá mais tempo para pesquisar as melhores taxas, além disso, vai economizar tempo. Perder uma tarde na Toscana correndo atrás de câmbio é o cúmulo do desperdício. 

3) FreeShop - Pela minha experiência, em geral os preços são bem melhores nos freeshops brasileiros. O que você pode fazer é entrar no site daqui, anotar os preços e comparar com os de lá quando chegar. Caso não queira começar a viagem acumulando bagagem, deixe os produtos reservados para retirar na volta. Costumo comprar na Itália apenas os produtos que não encontrei por aqui.

4) Feriados nacionais - 01/01 - Ano Novo, 06/01 - Dia de Reis, Domingo e segunda-feira de Páscoa - Data variável, 25/04 - Aniversário da Libertação, 01/05 - Dia do Trabalho, 02/06 - Dia da República, 15/08 - Ferragosto,  1/11 - Todos os Santos, 8/12 - Imaculada Conceição, 25/12 - Natal, 26/12 - Santo Estevão, 31/12 - São Silvestre
 
5) Voltagem e tipo de tomada - 220 volts. As tomadas são de 2 ou 3 pinos arredondados, portanto, caso leve aparelhos com tomadas de pino chato, não esqueça o adaptador.

6)
Remédios e receitas - Comprar remédios na Itália não é tão simples quanto no Brasil, para quase tudo precisa de receita médica. Leve os remédios que costuma tomar acompanhados das receitas e um kit básico de emergência para gripes, dores e outros possíveis inconvenientes.

7) Verifique o limite de bagagem - Verifique no site da companhia aérea qual o limite de bagagem para evitar pagar pelo excesso. Na Alitalia, para bilhetes emitidos no Brasil o limite são de 2 malas de até 32 kg cada uma e mais 5 kg na bagagem de mão. Confira como fazer a mala no Toscana, aí vou eu e evite problemas!
 
8) Cópias documentos - Faça cópias do passaporte e cartões de crédito. Leve um "kit" com você e deixe o outro aqui no Brasil com alguém da sua confiança. Numa emergência, como um furto ou algo do gênero, facilita os procedimentos.
 
9) Como telefonar - Se quiser fazer contato com o Brasil o mais econômico é você ligar de lá sem ser a cobrar. Compre em qualquer "tabacchi" (tabacaria) ou em algumas bancas de jornais, uma "scheda telefonica" cartão telefônico para telefonar para a América Latina - pode ser o Hola Latina, Paradise, Maracanã, enfim, pergunte qual funciona para o Brasil. Custam 5 euros e você pode falar MUITOS minutos. No verso do cartão estão as instruções de uso. 

Normalmente você deve telefonar para o número da empresa, digitar o código do cartão e depois o número do telefone, para o Brasil, não esqueça dos códigos internacionais - 00+55+código da cidade sem o zero.

Para fazer ligações dentro da Itália, dependendo do seu tempo de permanência pode valer a pena comprar um chip de uma empresa de celular italiana e usar em seu aparelho. Custam por volta de 5 euros.

Links úteis:


The World Clock

24Time Zones
Free Shop Brasil

1 comentários

Ola Roberta,

Devo dizer-lhe que foi muito bem pensando a 4ª parte do planejamento, pois são informações extremamente necessárias para não se ter dores de cabeça fora do pais e não saber como resolver ainda.
Eu ainda que sou toda perdida com fuso horário e negocio de troca de dinheiro e tudo mais, não saberia como me virar!!
Obrigada Novamente.
CAmila

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores