Supertoscanos

Roberta Ristori 4 09:07

A Toscana é deliciosa, democrática e um tantinho rebelde. Ali, os vinhos podem assumir muitos aromas, cores e sabores. Podem se reinventar como os Supertoscanos, ou respeitar rígidas tradições como os Chianti Clássicos. O fato é que você não conseguirá passar por ali "a seco"!

A denominação "Supertoscano" surgiu informalmente, quando alguns produtores de vinhos classificados, após a primeira regulamentação (leia aqui), humildemente, como "Vino da Tavola" (vinho de mesa, a mais baixa) - obtiveram vinhos espetaculares e passaram a frequentar listas de críticos do setor.

A decisão de criar um novo estilo de vinho sintonizada às tendências globais de enologia, foi um ato de rebeldia contra a rigidez da primeira lei de vinhos que deu tão certo, que uma garrafa de boa safra do famoso Sassicaia, pode chegar a custar US$ 200.

Em 2000 deu-se a maior de todas as conquistas do "Super Tuscan", o Antinori Solaia 1997 conquistou o prêmio "Wine of the Year" da revista Wine Spectator, primeiro vinho italiano a obter tal reconhecimento. No ano seguinte o Tenuta D'Ornellaia 1998 não ficou atrás e manteve em alta o prestígio dos vinhos toscanos.

Só relembrando, como já amplamente divulgado, uma ou duas taças de vinho diariamente ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas. A novidade agora, embora ainda não comprovada, é que o vinho pode ajudar a combater gripes.

Num zoológico russo, os macaquinhos estão recebendo pequenas doses diárias da bebida para se protegerem contra a gripe H1N1. Se vai funcionar, ainda não se sabe, mas certamente os bichinhos ficarão mais alegres.

* neste texto contei com as preciosas informações de Luiz Gastão Bolonhez na matéria "2006 - Safra Abençoada na Toscana" para a revista Adega.




4 comentários

Eu aqui no trabalho ralando e vc falando de vinho?!?!?! aiii que agua na boca eu fiquei.....
hehehe

Adorei a nossa foto!!!! E adorei vc ter vindo para cá

bjinhosss

;) Nós e os vinhos, sempre! rsrsrsrs

Excelente comentário sobre os super toscanos. Querem saber mais sobre vinhos acessar www.confrariadobiriba.com.br
Somos apaixonados por vinhos.
Ate mais vinhos.

Obrigada, confraria do biriba. Depois passarei o site para aprender mais! Espero sua visita outras vezes!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores