Os quase mágicos doces toscanos

Roberta Ristori 4 11:17

Em meio a todo esse clima natalino, acabei lembrando dos doces toscanos, sobretudo os de Siena, cidade com forte tradição em pasticeria. Além do sabor um tanto mágico dessas iguarias, algumas delas são típicas do período, como o panforte e o ricciarelli, dois dos meus preferidos.

Atualmente, ambos podem ser encontrados durante o todo ano em Florença e Siena, nas demais cidades, é mais provável - infelizmente! - que só sejam encontrados no Natal.

O panforte é uma espécie de torta chata e compacta a base de mel, amêndoas, essência de laranja e especiarias. Sua origem é bastante antiga, em torno do ano 1000, mas a receita que conhecemos hoje, remonta a 1879 quando foi modificada em honra à visita da rainha Margherita (é, a mesma que batizou a pizza Margherita!) a Siena.

O doce originalmente destinado apenas aos nobres, hoje, por sorte, é acessível a nós, plebeus, em uma infinidade de marcas e variações (recoberto com chocolate amargo, de figo, etc). Entre as marcas mais comerciais, costumo comprar o da Sapori, muito bom, mas as docerias de Siena tem suas próprias receitas e vendem o produto mais fresco (e quase sempre, muito mais caros).

Entretanto, particularmente, o sabor típico de Siena é mesmo o do ricciarelli, biscoito feito de amêndoas, açúcar e clara de ovo. O sabor é único e absolutamente delicioso! Tentei prepará-lo em casa em um dia de muita inspiração e confesso que desisti. Ricciarelli só em Siena, trabalhosíssimo, é uma arte para os locais!

Outro biscoito muito bom é o cantucci, especialidade de Prato.Também a base de amêndoas, é completamente diferente do ricciareli. Bastante duro, costuma ser consumido depois das frutas, acompanhado de Vin Santo, um vinho licoroso de sobremesa típico da Toscana. O cantucci também é encontrado na maioria dos supermercados de São Paulo, mas não se compara ao italiano.

O castagnaccio, excelente exemplo da herança da "cozinha pobre", é uma torta chata feita de farinha de castanhas, água, azeite extra-virgem, pinoli e passas. Não tem açúcar em sua composição, o que torna o gosto um tanto exótico ao paladar açucarado do brasileiro, mas que vale ser experimentado. Seu acompanhamento tradicional é a ricota, no entanto, não se assuste, trata-se de uma ricota completamente diferente da que temos por aqui, muito cremosa, fresquíssima e quase adocicada.

Outros doces toscanos típicos são o cavallucci (biscoito de mel, açúcar, nozes e especiarias), o necci (antepassado pobre do crepe, feito com farinha de castanha) e o bomboloni (espécie de sonho frito em azeite de oliva e preparado especialmente durante o carnaval). Tenha em mente ainda que os sorvetes florentinos são considerados como os melhores da Italia, portanto, esbalde-se com uma infinidade de sabores muito macios!

Uma última palavrinha às mulheres neuróticas que devem estar imaginando quilos a mais apenas lendo este texto - a Toscana merece uma quebra na dieta, aliás, nem pense (palavra e promessa de quem é fanática pelo assunto!).

Seguramente você queimará todas as calorias extras caminhando por essa região tão linda! Se ainda assim continuar preocupada, aproveite sua estadia por ali e experimente a pirâmide alimentar toscana (PAT).



4 comentários

Lembro que cai em cima do castagnaccio pensando que fosse alguma coisa com chocolate, tipo um brownie... Amarga desilusao... rs!

Acho que vale mais a pena um cantuccino, de sobremesa, com um copinho de vin santo e boa!

Estou gostando deste blog tipicamente toscano. :)

beijocas,

Babi

:) rsrsrs Eu tb. fico com um cantuccino, Babi! rs Ou com o ricciarelli que eu amo e estou com água na boca só de lembrar!
Fico muito feliz que vc. esteja curtindo o blog, qualquer sugestão estou por aqui!
Beijão!

hmmm falou em vinho estou ai =)

eu ate que gostei desses docinhos... acho que é pq sou meio formiguinha hehheheh

bjinhos

;)Nem fale em vinho, Nique...rsrs

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores