Dezembro na Toscana - entre tradição e modernidade

Roberta Ristori 4 09:02

1º de dezembro. Ao menos aqui no Brasil, é o dia de começar a pensar no Natal (ao menos era, antes do comércio se antecipar e começar a decorar os shoppings já em outrubro!), de enfeitar o pinheiro, quase sempre artificial já que moramos em um país tropical.

Tomada pelo "espírito do Natal", o que me soa um pouco como um filme gasto de Hollywood, comecei a pensar como seria a data na Toscana. Nunca testemunhei o fato, tenho apenas as informações do meu pai que disse que por ali a coisa é diferente e, em vez da nossa gordurosa (e deliciosa, confesso!) ceia à meia-noite do dia 24, os italianos se restringem às castanhas, ao panetone e ao vinho e deixam a comilança para o almoço do dia 25.

Será? Em recente viagem à Versilia, minha tia me disse que eles também jantam bem no dia 24. Fiquei completamente confusa, portanto, caso algum gentil italiano, passe por aqui e tenha a boa-vontade de me contar a verdade até que eu vá passar a data por ali e testemunhar a verdade (profundo, não?!), agradecerei imensamente!

Bom, enquanto isso não acontece, aproveito a ocasião para contar àqueles que planejaram passar este mês por lá, o que a Toscana preparou para turistas e cidadãos. Segundo o site oficial do turista que segue para a região, o ótimo http://www.intoscana.it, a atmosfera natalina está garantida com todas as cidades enfeitadas de luzes, concertos e corais.

Edições especiais dos mercados em diversos lugares, degustações de produtos típicos (ahhh, as castanhas assadas...), mostras, presépios e atividades dedicadas à criançada são alguns dos encantos que a Toscana propõe.

A Casa della Creatività (Casa da Criatividade) - um espaço muito moderno dedicado à inovação e a arte contemporânea, em Florença, promove pela primeira vez uma programação musical englobando gêneros que vão do jazz ao rock autoral e indie, passando por experimentações acústicas, djs e visual sets. Confira aqui a programação completa.

Já o evento "Vignaioli & Vignerons" inclui mostras, mercados, museus e, claro, degustações de vinhos em um programação que se estende de 4 a 13 de dezembro. Prato, Florença, Arezzo, Lucca, Siena, Montecatini Terme e Chianti abrirão seus tesouros e segredos enológicos aos visitantes.

No dia 8, a Galleria degli Uffizi se tranformará na sede do Wine & Fashion Florence, ocasião em que, como o próprio nome já deixa claro, haverá um interessantíssimo mix entre vinho, arte e moda. Veja aqui as atividades.

Os adoradores do esqui poderão escolher entre as montanhas de Abetone, Amiata, Gargagnana e Lunigiana para deslizar. Os hotéis são muito bem estruturados e o território oferece ainda uma série de opções de bem-estar e vida noturna.

Àqueles que ainda não planejaram nada para o Reveillon, uma ótima notícia, a região Toscana lançou a promoção "Happy New Tuscany". Serão cinco prêmios, sendo que o primeiro é absolutamente perfeito: passagem aérea até a Toscana, sete noites de hospedagem em hotel 5 estrelas, um carro alugado por 7 dias, jantar da virada em um restaurante típico no centro de Florença e entrada grátis para os museus!

Essa dica imperdível peguei no blog "Brasil na Itália", da Barbara Bueno e para participar basta entrar no site wintoscana.com, até o dia 10 de dezembro, clicar no banner "PlayWin" lá no pé da página e se cadastrar. É super fácil e o processo todo não leva nem 5 minutos. Bem simples para começar 2010 com o pé direito e em grande estilo!




4 comentários

Olha so, que honra ser citada no seu blog. :)

Por aqui ja estamos em clima de natal, sentindo musiquinhas natalinas (inclusive o novo cd do Bocelli, que por sinal tb eh Toscano) e comendo muita castagna... hum delicia.

E vc, qdo vem novamente para a Toscana?

Que delícia, Babi! Aqui o clima de Natal já começou mas, por enquanto, a coisa ainda está só no "plano comercial"!
Aproveite e coma muitas castanhas por mim também!
Sobre minha nova viagem, bom...estou esperando ansiosamente uma resposta...hahaha Assim que souber te conto!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores