Festival della Creatività 2009 - PARTE I

Roberta Ristori Reply 11:08
Entre os dias 15 e 18 de outubro tive a oportunidade de participar da quarta edição do Festival della Creatività, em Florença. Já consagrado e inserido entre os grandes eventos internacionais, é idealizado e promovido pela Região Toscana e projetado e organizado pela Fundação Sistema Toscana.

Uma experiência singular que certamente me fez crescer tanto pessoal, como profissionalmente. Estar na Fortezza da Basso – local onde se realiza o festival e que como diz o nome, é sim, um antigo forte – era como ser imersa em um universo projetado no futuro. A programação se estendia das 10 da manhã, até a madrugada, sempre coroada por alguma apresentação musical.

“As Cidades do Futuro” foi o tema adotado este ano pelo Festival que contou com cerca de 240 eventos, divididos em 11 percursos - Supernova, Metamorfosi Urbani, My City, Toscana che Va, Kids for City, Degustibooks, Fringe of Festival, Fdc Square, Caffè Filosofico e Live e DJ set. Uma enxurrada de novos conhecimentos e todos as informações importantes do mundo atual que não sabe - e nem pode! – mais viver sem a tecnologia.

Não vou descrever cada um, ou transformaria o post em livro, mas cito alguns dos workshops e seminários realizados apenas para dar uma idéia:

“New Creativity in International Social Advertising” por Adee – O encontro teve como foco, as novas maneiras encontradas pela publicidade atual para chamar a atenção das pessoas e difundir mensagens de modos surpreendentes, sobretudo em relação as campanhas de cunho social. Também foram apontadas as vantagens e desvantagens do marketing de guerrilha, assunto bastante explorado.

“Viral Marketing”, com Ninja Marketing, Mirko Lalli (responsável pela comunicação e marketing da Fondazione Sistema Toscana) e S. Caminati – Como o próprio nome deixa claro, foi um bate-papo sobre o marketing viral, apontado como uma forte tendência e o fundamental papel assumido pelas redes sociais. Segundo a Ninja, habitualmente, as pessoas são mais propensas a confiar em uma informação recebida pelo “boca-a-boca” do que naquela que chega em forma de publicidade clássica. Excelentes lições sobre as transformações do marketing e novos usos para Facebook, Twitter e afins, além da auto-exposição gratuita! Agora me lembro de um slide que dizia “Social Media is Like Teen Sex. Everyone wants to do it. Nobody knows how. When it’s finally done there is surprise it’s not better"- a frase é de Avinash Kaushik - Google's analytic evangelist.

“Dov’è bloccata la nostra creatività” (Onde é bloqueada a nossa criatividade), com M. Borgatti – Interessantíssima palestra sobre...criatividade! Borgatti explicou o papel da energia em todo o processo criativo, explicou teoria xamânicas e de física quântica, entre outras. Ressaltou ainda o imenso potencial negativo do medo como instrumento paralisador. Essa marcou, mudanças pessoais profundas, bastava olhar em volta e ver muitas, mas muitas mesmo, carinhas pensativas!

Vale dizer que o Festival tem ainda uma outra vocação - mostrar ao mundo uma imagem inédita da Toscana e de Firenze - contemporânea, moderna e um campus permanente da criatividade. Outros eventos solidificam esse conceito, como o Lucca Comics and Games, mas essa é uma outra história e deixo para falar disso depois.

*amanhã posto a segunda parte da minha experiência no Festival della Creatività e conto mais algumas coisinhas!


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores