Aguas inspiradoras: Montecatini Terme

Roberta Ristori Reply 12:27


So havia comentado sobre Montecatini Terme aqui no blog como uma otima opçao de cidade base para quem pretende conhecer a Toscana de carro (leia aqui), afinal, esta entre Lucca e Florença.

Entretanto, depois de um final de semana por ali, diria que se trata de mais uma das encantadoras cidades da regiao que, cedo ou tarde, devem fazer parte do seu roteiro de viagem.

Nao ter visto tudo o que gostaria, so aumentou minha vontade de repetir a viagem. A chuva torrencial nao deixou que eu conhecesse Montecatini Alto, que ao que todos dizem, é um lugarejo magico.

Trata-se, originalmente, de um castelo romano a 290 metros de altitude. A subida, no entanto, pode ser superada com a ajuda do "funicolare" que liga as duas partes da cidade.

Ja que o tempo nao ajudou, e aconselhada pelos simpaticissimos proprietarios do hotel Torretta - recomendadissimo pelo excelente custo beneficio - fui conhecer uma das atraçoes mais famosas da cidade, a Terma de Tettuccio.

Admito que como brasileira acostumada a toda a vastissima gama de mimos e tratamentos esteticos oferecidos no nosso querido Brasil, tinha um certo preconceito em relaçao às termas. No momento em que pus os pes em Tettuccio, "caiu a ficha" - nao é so uma questao de "spa", é praticamente um estado de espirito!

O lugar é lindissimo, cheio de simbolismos, planejado e construido como a essencia da "dolce vita" italiana. O projeto inicial é do arquiteto Gaspero Maria Paoletti, mas em 1916, Tettuccio passou por uma reestruturaçao assinada por Ugo Giovannozzi.

Marmores preciosos, bosque, jardins luxuriantes e os esplendidos paineis pintados sobre ceramica por Basilio Cascella que representam temas como as fases da vida - da infancia a velhice, combinanado a outros como a força e a beleza.

O Gran Caffè Gabrinus, inaugurado em 1931 pode ser considerado uma outra atraçao a parte dentro da bela Tettuccio -
decorado por afrescos de Giulio Bargellini e paisagens de Maria Biseo.

Independente do clima, quer seja para presentear-se com um final de semana inteiro dedicado a beleza e à alma, ou simplesmente conhecer a  fonte que ja inspirou nomes como Gioacchino Rossini, Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Arturo Toscanini, Enrico Caruso e Gabriele D'Annunzio
.






Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores