O bloco de mármore que se atirou no Arno

Roberta Ristori 2 07:51

Em todas as épocas, partes e culturas existem os invejosos, problemáticos e presunçosos. No Renascimento não foi diferente, Baccio Bandinelli assumiu este papel e foi sempre apontado assim por seus contemporâneos, dentre eles, os grandes Vasari e Benvenuto Cellini.

De acordo com Vasari, ele teria despedaçado o cartão da Batalha de Cascina de Michelangelo, exposto na sala de sessões por puro ódio do rival.

Filho do ourives, Michelangelo Brandini, o artista recebeu sua primeira formação na oficina de seu pai. Depois, o apoio e ligações deste com os Medici lhe assegurou o mecenato para toda a vida.

Em 1508, Bandinelli recebeu a incumbência de esculpir um Hércules abatendo Cacus para a Piazza della Signoria. O transporte do bloco de mármore de Carrara para Florença gerou novos motivos de piada sobre as habilidades escultórias do artista.

Durante o trajeto, próximo a Florença, o bloco caiu no Arno e logo correram histórias de que o próprio mármore se atirara no rio em desespero ao saber que iria ser mutilado por Bandinelli.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre a Escultura da Renascença Italiana de Uwe Geese.

**A imagem que ilustra o post é da Wikimedia


2 comentários

rsrsrs...visulaizei o bloco se atirando em desespero...KKK
Piadas à parte, vi esta escultura de perto e agora sinto saudades de andar a esmo por Firenze...ai,ai

Querida Ines, fazia tempo que nao te via por aqui! : )
Sabe que tambem fiquei imaginando a cena e, pior, a cara do pobre escultor diantes dos burburinhos que eclodiram pela cidade! rs
Toscana e saudade sao duas palavras sempre proximas! ; )
Beijos e otima semana!

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores