Os dois Davids

Roberta Ristori Reply 07:17

Famosíssimo é o David de Michelangelo. Lindíssima e colossal, a obra original está atualmente na Galleria della Accademia, em Florença e conta ainda com duas cópias na cidade - uma na Piazza della Signoria e outra no Piazzale Michelangelo.

O que nem todos sabem é que o David mais antigo é o esculpido por Donatello e que está no Museu do Bargello. Embora não se assemelhem e absolutamente nada, esta escultura também é magnífica, se não for ainda mais bela do que àquela de Michelangelo.

Ok, aí é uma questão muito particular, o mérito e a grandeza de ambas é algo inquestionável. Michelangelo e Donatello são dois grandes mestres renascentistas de valor inestimável e que atingiram tal grau de excelência que não se pode compará-los.

O David de Donatello é de bronze e o primeiro caso desde a antiguidade em que um escultor europeu se atreve a criar um nu tridimensional masculino em tamanho natural. Um homem, quase ainda um adolescente, de botas, chapéu e espada em punho.

A figura tem graciosidade e força impressionantes. Um herói intrigante, bastante jovem, sensual e um tantinho jocoso. Sua beleza quase andrógina foi ocasionalmente interpretada como um indício de homossexualidade do escultor.

Segundo o grande artista e historiador Giorgio Vasari, muitos especulavam ainda se a estátua de bronze não teria usado um molde tirado do natural, tamanha sua vivacidade.

Já o David marmóreo e gigantesco de Michelangelo, tão conhecido de todos os visitantes da Toscana e dos livros de história, evoca o ideal clássico grego de beleza e perfeição. Também aqui um adolescente, mas este mais tenso e sério, concentrado e imponente como um herói.

O bloco de mármore que originou o David já havia sido trabalhado sem sucesso por Agostino di Duccio. Inicialmente a obra deveria ocupar o contraforte do Duomo, entretanto, sua nudez impediu o local sacrato da colocação.

Uma comissão formada por diversos membros, entre eles artistas como Boticcelli e Leonardo, foi designada para decidir seu novo local de destino. Depois de muita argumentação estética foi determinado que o David ficaria em frente ao Palazzo Vecchio (onde hoje está uma de suas réplicas).

Seu transporte levou 5 dias e foi bastante complicado pelas suas enormes dimensões. Durante o trajeto o lindo David ainda foi apedrejado pelo público que preovavelmente se sentia ofendido por sua nudez.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre a Escultura da Renascença Italiana de Uwe Geese.

**A imagem que ilustra o post é do encantador David de Donatello.




Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores