Movimento estático

Roberta Ristori 2 11:06


Giambologna, na realidade, Jean de Boulogne, nasceu na localidade flamenga de Douai. Em 1561 entrou a serviço dos Medici, quando passou por Florença para conhecer melhor o trabalho de Michelangelo.

Baseando-se nas idéias do mestre florentino e de Cellini, Giambologna desenvolveu um novo conceito que supera a forte influência da Antiguidade no Renascimento. Seu elemento de composição de maior destaque é a "figura serpentina".

A "figura serpentina" consiste em uma volta espiralada ascendente de figuras ou grupos de figuras. O Rapto das Sabinas, maravilhosa escultura que está na Piazza della Signoria, é um excelente exemplo desse tipo de composição.

A tríade  - Rômulo, o sabino vencido agachado no chão e a sabina raptada em seus braços, que olha pedindo ajuda ao marido uma última vez. Cada ângulo da escultura oferece uma vista totalment nova, mas sem que as figuras percam a unidade.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre a Escultura da Renascença Italiana de Uwe Geese.

**A imagem que ilustra o post é do Rapto das Sabinas e foi tirada do site scultura-italiana.com

2 comentários

Olá Roberta, gostaria de saber se os museus de Florença abrem no domingo e na segunda-feira, pois estarei na cidade nos dias 26 e 27/12. Obrigada, Cris

Oi Cris,
Tudo bem?
Se nao me engano, domingo sim, segundas-feiras nao, mas de uam conferida no link do Polo Museale Fiorentino - http://www.polomuseale.firenze.it/english/

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores