Ghirlandaio e a atualização dos acontecimentos bíblicos

Roberta Ristori Reply 07:19

Domenico Ghirlandaio transferiu as cenas bíblicas para as ruas e praças florentinas, deixando ainda participar de seus acontecimentos as personalidades locais de maior renome.

Ele foi um dos maiores pintores de afrescos de seu tempo. Pintou algumas das obras mais importantes da década de 1480. Anteriormente havia trabalhado com Botticelli, Perugino e Rosselli na Capela Sistina, em Roma.

Lindíssima obra é a "Adoração do Menino pelos Pastores" que foi pintada para decorar a capela da família Sassetti na Igreja de Santa Trinità em Vallombrosa. Fascinante a perfeição da expressão dos rostos dos pastores, cada ruga, o olhar enlevado. Maravilhoso, assim como "Retrato de um Homem Velho com um Menino", que hoje está no Louvre.

Os afrescos que pintou na Igreja de Santa Maria Novella estão entre as obras mais importantes de Ghirlandaio. Interessante o contrato firmado entre o artista e Giovanni Tornabuoni que estipulava que a obra deveria ser pintada inteiramente por Ghirlandaio, do início ao fim e que também deveria enriquecer a cena con figuras, castelos, cidades, colinas, idumentárias e animais.

Ainda de acordo com o contrato, nos termos do próprio Giovanni,  a obra deveria contribuir para a glória de Deus, mas também para a glorificação da casa Tornabuoni.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre A Pintura do Primeiro Renascimento em Florença e no Centro da Itália de Barbara Deimling.

**A imagem que ilustra o post é da obra "Adoraçao do menino pelos pastores"

***Feriado maravilhoso para todo mundo e na quarta-feira, 13, estou de volta!


Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores