Filippos geniais

Roberta Ristori 2 07:44


Filippo Lippi foi uma personalidade difícil e excêntrica. Em 1450, por exemplo, foi obrigado a responsabilizar-se perante um tribunal devido a um documento falsificado. Seu escândalo mais famoso, entretanto, foi caso de amor do monge-pintor com a freira Lucrezia, que lhe rendeu dois filhos: o tabém fabuloso pintor Filippino Lippi e uma filha.

Sua genialidade era tão forte que nem mesmo a vida polêmica foi capaz de diminuir seu brilho. Seu filho Filippino, foi considerado um dos pintores florentinos mais destacados do final do século XV.

Ele iniciou o aprendizado com seu pai e depois foi aprendiz de Botticelli, de quem recebeu a influência que marcaria seu estilo. A estupenda combinação de mestres não poderia ter culminado num resultado menos espetacular.

Entre suas mais famosas obras estão "Visão de São Bernardo de Claraval", cuja riqueza de detalhes foi admirada pelo próprio Vasari, e os afrescos da Capela Strozzi no transepto de 

Santa Maria Novella. Principalmente nesta última, Filippino preconiza recursos estilísticos próprio do Maneirismo, o que faz dele um dos artistas mais progresssitas de seu tempo.

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre A Pintura do Primeiro Renascimento em Florença e no Centro da Itália de Barbara Deimling.

**A imagem que ilustra o post é da pintura "A Visao de San Bernardo de Claraval", de Filippino Lippi.

2 comentários

Que gravura linda! Quanta complexidade nesse homem, Filippo Lippi, Roberta.
O monge e a freira, que espírito dessa turma do século XV eim. E depois criticam os tempos atuais... [sorrio] Olhe, delícia sua postagem. Parabéns!

Convido-te para ler algo em http://jefhcardoso.blogspot.com

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Oi Jefh,
Seja bem-vindo ao Giro pela Toscana!
Muito obrigada pelos elogios, fico feliz que tenha gostado. Pode deixar que passarei la para contemplar sua cria! ; )

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores