Portas esculturais!

Roberta Ristori 3 07:21

Cuidado para não permanecer tempo demais contemplando as portas do Batistério de San Giovanni, em Florença e não ser tragado, completamente em transe, lá para dentro.

Trabalho em relevo no bronze, transformam os pórticos em obras-de-arte de uma complexidade e delicadeza impressionante.

A porta sul, a primeira de todas, realizada entre 1330 e 1336, pelo escultor Andrea Pisano. Os 14 relevos de cada porta são ornados por quadrifólios. De cada lado, os 10 relevos superiores exibem cenas da vida de João Baptista, enquanto que os inferiores contêm representações de diversos profetas.

Em seguida, a corporação dos grandes comerciantes de Florença, a Arte dei Mercanti di Calimala, promeveu um concurso para escolher o artista que assinaria os trabalhos da porta norte. Além dos mestres florentinos Brunelleschi e Lorenzo Ghiberti, participaram ainda Jacopo della Quercia, Simone di Colle Val d'Elsa, Niccolò di Pietro Lamberti, Niccoló d'Arezzo e Francesco di Valambrino.

Os trabalhos realizados por Brunelleschi e Ghiberti para a competição são os únicos que ser conservam até hoje e estão no Museu do Bargello, em Florença. Ghiberti acabou vencendo não apenas pela preciosidade de seu trabalho, mas também por ser 7 quilos mais leve do que a peça criada por Brunelleschi e por consequentemente, apresentar um custo menor.

Ghiberti havia fundido o seu relevo de prova, à exceção de pouquíssimos elementos, em uma única peça, ao contrário de Brunelleschi, que trabalhou uma placa lisa sobre a qual montou elementos fundidos separadamente.

Os 20 quadrifólios superiores narram passagens do Novo Testamento, enquanto que as duas últimas fileiras mostram 8 santos: São João, São Matues, São Lucas, São Marco, Santo Ambrósio, São Girolamo, São Gregório e Santo Agostinho.

Ghiberti, já então alçado de mestre artesão a arquiteto e perito em geometria, também foi o resposável pela porta leste, ou Porta do Paraíso. O mestre decidiu reduzir o número de relevo de 28 para 10 e desenvolveu um nova concepção para seu enquadramento.

O antigo sistema de quadrifólio foi substituído por um enquadramento escalonado, rodeado de molduras em relevo estreitas.

Esta porta apresenta cenas do Antigo Testamento. Cada um dos relevos retangulares transversais está flanqueado por 2 figuras de nichos, enquanto as extremidades dos degraus escalonados está dirigida a anéis perfilados, dos quais sobressaem pequenos bustos.

As figuras da moldura são bem maiores do que as do relevo. Cada um dos relevos adquire um valor artítico próprio, até então desconhecido. Na minha humilde opinião, essa é a mais bela das portas e merece uma atenção especial dos visitantes apressados!

*Fonte: "A Arte da Renascença Italiana" - Rolf Toman, texto sobre a Escultura da Renascença Italiana de Uwe Geese.

**A imagem que ilustra o post é da Porta do Paraiso e é do site scultura-italiana.com


3 comentários

Oi Roberta! Eu passei por essa porta, tinha tanta gente na frente que não consegui ver nada nem tirar uma foto! Confesso que fui conhecê-la só agora pela internet e me arrependo de não ter tido mais paciência para vê-la porque é linda mesmo!....

Oi Bia, poxa, que pena mesmo que nao pode aprecia-las de perto!
Mas nao tem problema nao, mais um motivo para começar a programar sua proxima viagem a Toscana! rs ;)
Beijo!

Olá! Tirei uma foto na frente da porta, apesar da multidão. Vi outras portas tb lindas, como as de Milão e Pisa. Baci

Busca

Translate

GPT na rede

Favoritos

Arquivo do Giro

Seguidores